A História de Pattex

Apesar das colas de madeira comuns serem vendidas pela Henkel desde 1925,a história de Pattex começa no ano 1965 - a revolução no mercade da cola. Após longa cooperação com artesãos alemães, investigadores criaram a primeira cola de contacto de colagem a frio - chamada Pattex. Até então, os profissionais tinham de aquecer as colas antes de aplicá-las - uma tarefa perigosa e demorada.

Pattex deu atenção a esta necessidade e desenvolveu um produto aplicável à temperatura ambiente – oferecendo assim uma solução forte, fácil e segura.

Primeiramente utilizada para reparações de sapatos, o produto acabou por ter uma aceitação geral no sector da madeira a partir de 1958, o ano em que a cola começou a ser embalada em baldes.

Aguns anos mais tarde, em 1964, a cola de contacto Pattex  já podia ser  embalada em pequenos tubos de 125gr, abrindo portas a uma utilização doméstica em tarefas de pequenas reparações.

Mas os investigadores Pattex nunca deixaram de melhorar a cola - sendo assim capazes de oferecer em 1972 a primeira cola de contato que não pingava, chamada Pattex Compact, fazendo história.

Em 1977, Pattex lançou aprimeira cola de madeira especializada, Pattex Madeira Express, para bricolage após ter tido Pattex Madeira no sortido de produtos para profissionais da carpintariadesde 1959. Dois anos mais tarde, attex trouxe a seguinte inovação aos consuidores - oferecendo a primeira cola de madeira do mercado resistente à água: Pattex Madeira Resistente à água”.

Em 1981, Pattex alargou o seu sortido de produtos com pistolas de cola quente – especialmente concebidas para trabalhos manuais profissionais (ex: floristas). Um ano mais tarde, 1982, Pattex lançou a primeira Super Cola baseada  na tecnologia cianoacrilado, uma cola de reparação instantânea em poucos segundos para pequenas áreas.

Uma invenção revolucionária que facilita a vida de tantas famílias desde então. Em 1989, Pattexoferece aos seus utilizadores colas especializadas na montagem de objectos em paredes – com aderência imediatada,  nunca mais seria necessário fixar ou segurar objectos durante hopras na parede. A nova categoria de adesivos para construção estava criada.

Em 1994, Pattex alarga a oferta de colas de madeira para parquet especal e  colas de madeira para pavimentos.

Uma década mais tarde, em 2001, outra invenção revolucionária surgiu no mercado - uma epoxy-putty bi-componente que permite não só colar objectos partidos, como reconstruir e/ou vedá-los se necessário.

Em 2006, Pattex traz mais uma inovação determinante no mercado - a nova geração de adesivos de construção - agora é até possível remover os objectos da parede depois de colados! Nascem as novas colas de construção auto-adesivas – disponíveis como fita de montagem dupla-face ou em cartucho.

Em 2007é lançada a melhor cola de reparação baseada na tecnologia FlexTec patenteada pela Henkel. Resiste ao choque, temperaturas elevadas ou baixas, todas as condições ambientais e chama-se Repair Extreme.

The same year, the Pattex range is enriched by the innovation „Ultra-Gel“ - the first flexible Super Glue available on the market.

No mesmo ano a gam Pattex é enriquecida pela inovação Ultra-Gel - a primeira Supr Cola flexível disponível no mercado.

Em 2009 (o ano de introdução varia altamente com o país) Pattex torna os adesivos de construção acessíveis  todos os iniciantes de bricolage / colagem. Com o novo conceito de marketing Não Mais Pregos, todos percebem que a broca e os pregos são técnicas do passado para fixar objectos à parede! O novo método de trabalho é colar os objectos.

Em 2010 é revelada a nova identidade de Pttex! Com um novo logotipo, um novo slogan e renovação das embalagens, a marca surge fresca e jovem outra vez - e poderosa como sempre.

Em 2011 é lançada a nova geração de colas multiusos! Baseada igualmente na tecnolgia FlexTec patenteada pela Henkel, é a cola de melhor performance e resistência do mercado. Quer os utilizadores necessitem de construir um novo projecto ou reparar lgo em casa, esta cola é indicada para todos os materiais e é forte sob qualquer condição. Certificado do TÜV, o Instituto Alemão líder em certificações europeias.