6 minutos de leitura
O rei dos rodapés

A ocasião faz a vedação: Como vedar rodapés de madeira

A ocasião faz a vedação: Como vedar rodapés de madeira

Saber vedar rodapés permite-lhe dar aos seus rodapés um acabamento perfeito, vedar lacunas e proteger as juntas contra correntes de ar, humidade, sujidade e infestações de pragas. Este guia irá mostrar-lhe tudo o que precisa saber para escolher a calafetagem certa para o seu problema, como calafetar rodapés a pavimentos e paredes e como vedar rodapés de madeira que apresentam grandes lacunas.

Neste artigo

Porquê aprender a vedar rodapés?

Quando os rodapés não se alinham perfeitamente com o chão ou com a parede, geralmente surgem aberturas. Normalmente, estas formam-se pelas seguintes razões:

  • As vigas do soalho cedem e as fundações assentam.
  • As paredes não são planas.
  • Os materiais expandem-se e contraem-se com o tempo.
Materiais necessários

  • Pattex SP101 Original
  • Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras
 

Saber como calafetar rodapés de madeira é uma ótima forma de eliminar estas lacunas. No entanto, se as lacunas forem muito grandes, poderá ser necessário substituir as molduras.

Conselhos do Profissional

O adesivo certo para calafetar rodapés de madeira

A escolha do selante correto é um passo fundamental no caminho para rodapés bonitos e limpos.

Se precisar de um produto para vedar rodapés em pavimentos e paredes, Pattex SP101 Original é uma ótima escolha. Este vedante multiusos foi especialmente formulado para criar ligações fortes entre muitos materiais, dentro e à volta dos rodapés, como azulejos, madeira e paredes de gesso.

Este produto apresenta uma união forte e flexível, o que o torna perfeito para vedar rodapés que apresentam grandes fendas. Pode utilizar Pattex SP101 Original para fechar lacunas até 6mm e pintá-lo para combinar com o seu rodapé.

Se a fenda tiver uma largura entre 5mm e 10mm, opte por Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras. Outro produto de qualidade superior que pode utilizar para vedar fendas à volta dos rodapés e que adere à maioria das superfícies interiores, incluindo madeira, cerâmica, gesso e betão.

Como vedar rodapés

Quando tiver o vedante adequado, pode começar. Leia sempre as instruções do produto antes, pois a aplicação pode variar relativamente às instruções sobre como vedar rodapés, inclusive quando apresentam grandes fendas. Leia a informação abaixo. Utilize também o equipamento de proteção mencionado nas instruções.

Como calafetar rodapés de madeira em pavimentos e paredes

  1. Reúna os materiais. Vai precisar de uma pistola de calafetagem, uma espátula, um aspirador (opcional), luvas de proteção, fita adesiva, calafetagem acrílica, pincel e tinta (se aplicável), água morna com detergente suave e panos limpos e secos. Obtenha também qualquer equipamento de proteção mencionado nas instruções.
  2. Limpe as juntas. A calafetagem adere melhor a superfícies limpas, por isso, limpe bem as superfícies de qualquer selante antigo, pó e detritos, utilizando a sua faca de cozinha, água com detergente e panos.
    Dica: Aspirar pode ajudar a limpar melhor os rodapés.
  3. Deixar secar bem as juntas.
  4. Proteja as superfícies. Aplique fita adesiva de pintor no chão e/ou na parede, paralelamente ao rodapé, para proteger as superfícies do excesso de calafetagem e garantir arestas limpas.
  5. Prepare o tubo de calafetagem. Carregue o vedante na pistola de calafetagem e corte a ponta com uma faca do tamanho pretendido.
  6. Aplique a calafetagem. Aplique uma linha longa e firme ao longo da junta.
  7. Alise a calafetagem. Alise a calafetagem imediatamente após a aplicação. Mergulhe o dedo numa tigela de água e passe-o ao longo da linha húmida de calafetagem, exercendo pressão suficiente para forçar o vedante nas fendas. Enxague o dedo se necessário.
  8. Inspecione e corrija. Se restarem quaisquer lacunas, aplique calafetagem adicional e alise-a conforme descrito no passo 7.
  9. Remova a fita de pintor.
  10. Deixe secar. Depois de a calafetagem ter secado, inspecione-a novamente para ver se se formaram pequenas fendas. Se for esse o caso, aplique mais vedante e alise-a como descrito acima.
  11. Opcional: pinte a calafetagem para combinar com os materiais da sua casa.

Como vedar grandes fendas em rodapés

Quanto maior for o espaço entre os rodapés e outras superfícies, mais pó, infestações de pragas e humidade podem-se acumular nelas. Faça com que sejam algo do passado, seguindo estas simples instruções para espaços superiores a 6mm.

  1. Siga os passos 1 a 3 da secção anterior. Também precisa de uma barra de suporte.
  2. Introduza o varão de suporte. Empurre a vareta de suporte de tamanho adequado para dentro do espaço, de modo que fique nivelada com a superfície.
  3. Siga os passos 4 e 5 da secção anterior.
  4. Aplique o vedante. Aplique uma camada superficial de calafetagem sobre o espaço preenchido, utilizando apenas a quantidade necessária.
  5. Siga os passos 7 a 11 da secção anterior.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse