9 minutos de leitura
Vedar não tem que enganar

Carregar e aplicar: Como utilizar uma pistola de silicone corretamente

Carregar e aplicar: Como utilizar uma pistola de silicone corretamente

Saber como aplicar silicone com pistola é uma competência essencial para todos os amantes da bricolage. Mas, se quiser obter os melhores resultados, também precisa de saber qual o silicone certo a utilizar em cada projeto. Siga o nosso guia básico sobre pistolas de silicone, e comece a vedar como um profissional.

Neste artigo

Como utilizar uma pistola de silicone: Noções básicas

O silicone é uma opção muito comum para vedar fendas ou juntas em casa, quer seja em reparações de áreas com fugas de água ou para proporcionar isolamento e resistência à água em instalações de acessórios, colocação de janelas ou realização de outros projetos domésticos.

O silicone geralmente vem em cartuchos descartáveis de cartão ou plástico com uma ponta aplicadora e um êmbolo. É necessário carregá-los numa pistola de silicone, e premir um gatilho que ativa o êmbolo, para poder começar a aplicar o silicone corretamente. O êmbolo empurra suavemente o silicone pela ponta aplicadora em direção à superfície para onde a pistola está apontada.

Materiais necessários

Muitos tipos diferentes de silicone podem ser comprados em cartuchos e carregados na pistola de silicone. O Pattex Perfect CASA Universal é um silicone acético de primeira qualidade, apto para utilização tanto em interiores como exteriores, e resistente a fungos. Com opções em branco ou transparente, é ideal para aplicações em múltiplos materiais, tais como vidro, madeira, cimento, cerâmica, PVC, metal e plásticos (exceto PP, PE, PTFE).

Conselhos do Profissional

Como aplicar silicone com pistola

Aplicar silicone corretamente é fácil, mas se quiser obter os melhores resultados com a sua pistola de silicone, é importante seguir alguns passos simples. Veja como aplicar silicone para vedar com uma pistola de silicone.

  1. Remova o silicone antigo e prepare as superfícies. Pode utilizar um raspador especializado para retirar qualquer resto de silicone colado aos azulejos ou aos bordos do lava-loiça. Remova os resíduos de silicone colados, utilizando um spray de remoção de silicone e um pano para limpar.

    Importante:
     Certifique-se de que qualquer resíduo de removedor é limpo antes da aplicação do novo silicone, pois pode dificultar ou mesmo impedir a aderência do silicone. Alguns removedores de silicone requerem tratamento com produtos químicos especiais para remover os seus resíduos. Em caso de dúvida, consulte as instruções do fabricante.

    Utilize um produto de limpeza à base de lixívia e um pano para limpar as superfícies antes de aplicar o novo silicone. Quando a superfície estiver seca, pode avançar.
  2. Coloque fita adesiva nas superfícies. A aplicação de fita adesiva irá ajudá-lo a não criar juntas de silicone demasiado largas. Utilize fita adesiva para cobrir as arestas à volta do local onde pretende vedar. Certifique-se de que a fita é bem colocada para evitar qualquer infiltração. Isto irá ajudar a criar uma camada uniforme de silicone, e a reduzir quaisquer derrames indesejados.
  3. Aplique o silicone. Abra o cartuxo de silicone cortando a ponta do tubo aplicador num ângulo de 45 graus ou utilize o cortador incorporado no cartucho, caso exista um. Perfure o selo do tubo com um prego pequeno ou um objeto semelhante. Posicione a pistola de silicone num ângulo de 45 graus e pressione com firmeza, mas com cuidado, em direção à área da superfície que pretende vedar. Mova a ponta do cartuxo de silicone suavemente ao longo da junta enquanto aplica o silicone para obter uma camada consistente.
  4. Alise a junta. Com o silicone colocado no sítio desejado, alise a superfície com uma ferramenta ou um pano adequado. Pode também utilizar álcool, mas não use o dedo, pois isso pode contaminar o silicone, reduzindo a sua vida útil. Limpe o excesso de silicone à medida que avança, procurando criar uma aplicação suave e limpa de uma ponta à outra.
  5. Retire a fita adesiva. Retire a fita adesiva com um movimento lento, mas firme, afastando-a da junta.

Como usar uma pistola de silicone: Utilizações comuns

Quando é que se deve usar uma pistola de silicone? Existem inúmeras aplicações, desde a instalação de acessórios e eletrodomésticos, até à reparação de fendas ou fissuras em superfícies. Um bom trabalho de vedação faz toda a diferença no aspeto das instalações, e também permite evitar fugas ou infiltrações que podem levar a danos estruturais com o passar do tempo.

As pistolas de silicone evoluíram ao longo dos anos. Atualmente, a maioria dos profissionais utiliza pistolas de silicone de haste lisa sem gotejamento, que são muito mais fáceis de apertar do que os antigos modelos de haste dentada, e permitem uma utilização mais limpa. O mecanismo de mola cria uma pressão suave com o mínimo de força, levando a uma aplicação mais limpa e a uma fixação mais forte.

Vedar de forma eficaz pode poupar-lhe dinheiro, o que por si só, é uma boa razão para utilizar corretamente uma pistola de silicone. Vedar fugas de água e correntes de ar em casa é uma ótima forma de reduzir os custos de energia, e assim diminuir a pegada de carbono doméstica. Também pode reduzir a utilização de eletrodomésticos, o que prolonga a sua vida útil.

Como escolher vedantes para a pistola de silicone: Tipos e utilizações

Para vedar com uma pistola de silicone normalmente usam-se produtos de silicone, poliuretano, polissulfureto ou acrílico. Existem vedantes com muitas misturas, cores e processos de aplicação, mas, de modo geral, há três variedades: látex, silicone e borracha butílica.

Para um vedante de silicone concebido para utilização em casas de banho, cozinhas e outras áreas com muita humidade, experimente o Pattex Casa de Banho e Cozinhas Sã, um silicone resistente aos fungos, que evita o escurecimento das juntas por mais tempo. Basta colocá-lo na sua pistola de silicone e aplicar nas juntas em banheiras, chuveiros, pias, bancadas, móveis, divisórias para chuveiros, etc.

Cada tipo de vedante tem os seus pontos fortes. O látex tende a funcionar melhor em áreas secas, enquanto o silicone é uma melhor escolha para áreas expostas à água e a outros tipos de humidade. O látex e o silicone são mais adequados para reparações interiores, mas a borracha butílica é provavelmente melhor para trabalhos exteriores.

Se quiser um vedante para qualquer tipo de utilização, experimente o Pattex SP101 Original. Pode ser utilizado em múltiplas condições e proporciona uma resistência superior, graças à tecnologia exclusiva Flextec, que oferece um excelente poder de vedação e colagem para todo o tipo de aplicações, materiais e situações. É ideal para a vedação de telhados, claraboias, caleiras, coberturas, carpintaria, juntas transitáveis e juntas em geral com movimento de até + 20%. Permite também uma união elástica de painéis, revestimentos em geral, rodapés, ladrilhos e lava-loiças, sendo muito fácil de aplicar, mesmo em superfícies húmidas e a baixas temperaturas. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse