6 minutos de leitura
Preto no branco

Silicone preto: A escolha perfeita para projetos no exterior

Silicone preto: A escolha perfeita para projetos no exterior

Os silicones pretos formam vedações duradouras e flexíveis, ideais para uma série de juntas na sua casa. As suas vedações à prova de água e de intempéries podem suportar condições adversas, e foram concebidas para durar à medida que os materiais de construção se deslocam e envelhecem.

Neste artigo

Um resumo sobre o silicone preto

Os silicones pretos podem unir, fixar e selar a maioria dos materiais de construção exteriores, porque são suficientemente flexíveis para se adaptarem aos movimentos naturais dos materiais de construção. Além disso, os silicones pretos para vedação de alta qualidade não cedem. Estes vedantes estão disponíveis em muitas fórmulas que são resistentes à corrosão, ao rasgamento e às condições climatéricas, como as calafetagens de látex acrílico preto e as calafetagens de silicone preto. A maioria das calafetagens pretas não têm cheiro, e muitas não necessitam de primário, o que as torna relativamente fáceis de utilizar.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Quando utilizar silicone preto

Uma vez que formam vedações duradouras que permanecem flexíveis, pode utilizar a maioria dos silicones pretos para muitos projetos exteriores de maior dimensão, e em várias aplicações interiores. Alguns silicones pretos, como para a calafetagem de juntas pretas, são formulados para fins específicos. É importante notar que os nomes dos produtos não contêm frequentemente o termo "silicone preto".

Por exemplo, o Pattex SL509 Alta Temperatura é um silicone acético preto de qualidade superior para exteriores, concebido para vedar a zona do telhado à volta das chaminés e dos beirais. Ele suporta uma temperatura de até 300°C e pode ser aplicado a uma variedade de substratos que incluem metais, vidro, cerâmica e alumínios.

Se quiser pintar o silicone preto, leia as instruções do fabricante para saber se é possível, sendo que a maioria dos silicones de látex acrílico costumam ser pintáveis. Já com os silicones pretos puros isto pode ser um problema. Verifique também as instruções do produto para saber se o silicone preto reage bem à aplicação em áreas húmidas e às altas temperaturas. Por último, mas não menos importante, certifique-se de que o silicone preto que pretende adquirir consegue aderir aos materiais que precisa de vedar.

Como utilizar silicone preto

A aplicação de diferentes tipos de silicone preto é bastante fácil, se seguir os passos simples descritos abaixo.

  1. Reúna os seus materiais. Pegue no silicone preto, numa faca e numa pistola de calafetagem. Use luvas para proteger a pele das suas mãos.
  2. Prepare as superfícies e as juntas. As superfícies devem estar livres de contaminantes e resíduos, e estruturalmente sólidas. A profundidade do silicone preto deve ser geralmente metade da largura da junta; a profundidade máxima do vedante da maioria dos produtos é de 1,30 centímetros ou menos. Para juntas mais profundas, utilize um cordão de fundo. Superfícies específicas, como a alvenaria e a madeira, podem exigir uma preparação especial. Se for esse o caso, as instruções do produto fornecerão as informações necessárias.
  3. Prepare o silicone preto. Coloque o silicone preto numa pistola de calafetagem. Perfure ou corte o bocal num ângulo para obter o tamanho adequado do cordão.
  4. Aplique a calafetagem. Exercendo uma pressão constante, aplique o silicone preto na junta desde o ponto mais profundo até à superfície, segurando o bocal contra a parte de trás da junta. Respeite as indicações de segurança das instruções do fabricante.
  5. Alise. Alise o silicone preto dentro do tempo recomendado e utilizando o solvente indicado nas instruções do produto. O Alisamento permite obter a forma correta do cordão, uma junta limpa e a máxima aderência.
  6. Limpe. Limpe as suas ferramentas e quaisquer resíduos de silicone preto utilizando o solvente indicado nas instruções do produto. Pode cortar cuidadosamente o excesso de silicone preto curado com uma ferramenta de arestas afiadas. Lave as mãos quando terminar.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse