8 minutos de leitura
Está na hora de calafetar!

Aprenda a aplicar silicone como um pro

Aprenda a aplicar silicone como um pro

Gostaria de aprender a aplicar silicone e lidar facilmente com os seus projetos de renovação em casa? Conhecendo as técnicas corretas, pode renovar a sua casa de banho, cozinha ou qualquer outro quarto. Com um pouco de prática, vai saber manusear o aplicador de silicone e conseguir concluir toda a calafetagem necessária sozinho.

Neste artigo

Dicas e truques sobre como aplicar silicone: o que pode ser selado?

Não tem a certeza se vale a pena aprender a aplicar silicone? Pergunte a qualquer amante de bricolage e ele irá dizer-lhe: sem dúvida! Saber aplicar selante corretamente, não só irá fazer com que poupe dinheiro, mas também irá permitir que consiga realizar uma série de projetos rapidamente, sozinho e sem nenhum stress.

Aqui está uma lista de áreas da casa e itens que necessitam de selagem: 

  • estruturas de janelas 
  • estruturas de portas
  • fendas, aberturas e rachaduras nos alicerces da sua casa
  • alinhamentos e partes laterais
  • azulejos 
  • lavatórios 
  • sanitas
  • bancadas de cozinha e casa de banho
  • banheiras e chuveiros 
  • acabamentos e moldagens 
  • áreas onde dois materiais diferentes se encontram, como por exemplo, tijolo e rebocos. 
Materiais necessários

 

Como já deve ter percebido, saber como aplicar selante irá expandir os seus horizontes no mundo da bricolage. Continue a ler para descobrir como escolher o melhor silicone para os seus projetos.

Conselhos do Profissional

Como calafetar como um pro: o silicone certo

Qualquer projeto de bricolage em casa funciona melhor quando se usam os produtos adequados. Materiais de qualidade inferior equivalem a resultados de qualidade inferior, o que significa que provavelmente novas reparações serão necessárias no futuro. Por isso, quando estiver a escolher o seu selante, preste atenção não só às superfícies onde irá aplicar e unir, bem como outros requisitos tal como a temperatura e a preparação, mas também a qualidade da sua fórmula. 

Por falar nisso, os silicones especiais são formulados especificamente para certos projetos. Isso significa que caso precise de selar algo no seu telhado, deves usar um silicone específico tal como Pattex SP101 Original. Da mesma forma, o Pattex Casa de Banho e Cozinhas Sã é ótimo para selagens na cozinha e casas de banho. A sua tecnologia especial de Selagem e União proporciona um acabamento impermeável e duradouro que resiste aos fungos. 

Pattex Perfect CASA Universal é perfeito para quem precisar de realizar vários projetos diferentes. Graças à sua força de união, este selante de primeira qualidade pode ser usado em chuveiros, banheiras, lavatórios, instalações, azulejos, acabamentos, bancadas, janelas e portas, rodapés e muito mais… 

Além disso não precisa de se preocupar com rachaduras, fungos ou descoloração, tornando-o perfeito para projetos na casa de banho. 

E finalmente, se tem um pequeno projeto ou precisa de reparar uma parte de uma junta antiga, pode usar o Pattex Re-New. Com a sua embalagem de fácil utilização, pode aplicar o selante diretamente por cima da junta. Uma embalagem é suficiente para um chuveiro ou banheira de dimensões normais. Com uma aplicação simples e sem sujidades, e com resultados duradouros! 

Como aplicar selante: O básico

Quando se tratam de projetos de bricolage, a técnica é o mais importante. Precisa de dominar os passos básicos e conhecer alguns truques para obter bons resultados quando aplica silicone. Seguir estes passos na ordem correta, sem pressa e com a técnica de aplicação certa, é sucesso praticamente garantido. Mesmo que seja a primeira vez que usa um aplicador de silicone, não se preocupe, porque iremos guiá-lo passo a passo. 

  1. Avalie o projeto. Analise e determine qual o seu objetivo. Perceba quais os produtos e materiais que irá precisar. Como saber se selar é a melhor solução? Aqui vai uma dica: na maior parte dos casos aplicar silicone serve para selar áreas com uma largura aproximada de 1,3 cm. Por isso, se o espaço for maior, o melhor é utilizar outro método de selagem. 
  2. Determine qual será o melhor silicone para o projeto. Tenha em mente as dicas mencionadas acima quando estiver a selecionar o silicone. 
  3. Compre todos os materiais antecipadamente. Faça uma lista de tudo o que precisa e compre logo. Ao proceder assim, irá garantir que não tem que interromper o projeto, mantendo o trabalho de forma fluida, e conseguindo assim atingir os seus objetivos. 
  4. Prepare a área. Como em todos os projetos de bricolage, uma importante parte do processo consiste em preparar a área de trabalho. Isso inclui limpar muito bem a área, removendo sujidades. Remova também qualquer silicone presente com uma lâmina, e use fita cola de pintor para proteger as áreas em redor. 
  5. Aplique o silicone. Agora vem a parte divertida: a aplicação. Existem algumas ferramentas disponíveis, tal como aplicadores de silicone, que irá utilizar na maior parte dos seus projetos. Pode usar também tubos de apertar. Antes de aplicar, teste o silicone, aplicando um pouco, num pedaço descartável. 
  6. Uniformize o silicone. Vai precisar de uniformizar o silicone antes que seque, para eliminar fendas ou excessos. Pode utilizar o seu dedo ou uma ferramenta específica, mas o melhor é confirmar sempre as instruções do fabricante para saber qual é a melhor técnica, e se o uso de solventes será necessário, tal como o álcool. Assim que tiver terminado, remova a fita cola de pintor antes que o processo de secagem comece. 
  7. Deixe secar.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse