8 minutos de leitura
Como aplicar silicone na banheira

Guia para calafetar banheiras de forma simples

Guia para calafetar banheiras de forma simples

Colocar silicone na banheira requer muita atenção, se quiser garantir que a água não se infiltrará nas cavidades da parede. Com um pouco de tempo e paciência, pode reforçar a barreira existente ou instalar uma nova. Silicone para casas de banho premium dão resultados nítidos e precisos, o que faz deste projeto possível de realizar a solo.

Neste artigo

Vedar uma banheira: Tudo o que precisa saber

Aplicar silicone numa banheira é um dos passos mais críticos em qualquer processo de instalação. Não cometa erros e os resultados vão falar por si. Com os produtos e as ferramentas certas, aplicar silicone é fácil. Se tem que substituir uma selagem já existente, deve remover o produto existente para garantir uma aplicação correta. Este guia irá explicar tudo o que precisa saber sobre como aplicar silicone na banheira.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

O que é necessário para vedar uma banheira

Irá precisar de algumas ferramentas para obter um excelente resultado:

  1. Lamina raspadora de plástico: Para remover o silicone existente 
  2. Pinças: Para retirar pedaços difíceis de silicone da banheira 
  3. Aspirador de pó: Para limpar resíduos do produto removido 
  4. Álcool desnaturado e pano: Para limpar a superfície da banheira
  5. Lixívia: Para remover bolor ou mofo 
  6. Fita de pintor: Para garantir uma linha precisa na aplicação 
  7. Pistola de silicone: Para aplicar silicone, disponível em quase todas as lojas de bricolage
  8. Silicone para banheiras: Para criar uma nova selagem
  9. Ferramenta de aplicação: Para espalhar uniformemente o silicone

Melhores silicones para vedar banheiras

Escolher o silicone certo é crítico para garantir que o seu trabalho dure por anos, prevenindo danos causados por água. O Pattex Casa Banho Sã Não Mais Fungos foi especificamente formulado para criar um selo duradouro e flexível, que é resistente ao mofo e ao bolor. 

É um produto versátil, dois em um, adequado para superfícies de fibra de vidro e cerâmica. Resiste à mudança de cor ou ao desgaste quando em contacto com químicos de limpeza, o que significa que o acabamento durará por anos. 

Recomendamos a aplicações com Pattex Casa Banho Sã Não Mais Fungos para calafetar banheiras, pias, paredes de duche e cerâmicas de proteção de parede. Apresenta uma adesão excelente em cerâmica, porcelana, vidro, compostos de fibra de vidro, esmalte, alumínio, aço inoxidável, madeira, e outros materiais.

Como aplicar Silicone numa banheira

COMO REMOVER SILICONE DA BANHEIRA

Se o silicone em torno da sua banheira estiver a descolar, quebrado ou com bolor, é importante reaplicá-lo. Uma linha de silicone em mal estado pode significar problemas, então evite danos estruturais, remova o selo antigo e aplique um novo. Aqui está como remover silicone da banheira.

  1. Use a lâmina raspadora de plástico para remover o silicone existente. Com movimentos rápidos, puxe a lâmina contra o silicone. Isso fará com que o selo saia em tiras que podem ser facilmente limpas. Use as pinças para retirar o resto do silicone. 
  2. Aspire o silicone restante. Aspire qualquer pedaço que permaneça para que o seu espaço de trabalho fique impecavelmente limpo.
  3. Limpe a banheira com álcool desnaturado. Usando um pano, limpe as zonas onde o antigo silicone foi removido. Assim, ao aplicar o novo selo, irá garantir o melhor resultado possível.
  4. Limpe com lixívia. Limpar com um quarto de solução de lixívia e água remove qualquer mofo ou bolor. Certifique-se que a sua área de trabalho está bem ventilada e use luvas de proteção. Use um pano velho e deixe a lixívia secar completamente antes de aplicar o silicone novo. 

COMO REAPLICAR SILICONE NA BANHEIRA

Agora que já sabe como remover silicone da banheira, vamos ensinar a reaplicá-lo. Aqui está como voltar a colocar silicone na banheira.

  1. Prepare a área de trabalho antes de aplicar a nova vedação. Certifique-se que o espaço está livre de resíduos e óleos, e que esteja completamente seco. Cole duas tiras de fita de pintor paralelas à zona que precisa de silicone. Isso irá garantir uma linha limpa e reta.  
  2. Carregue Pattex Casa Banho Sã Não Mais Fungos na pistola de silicone. Depois, corte a ponta no tamanho desejado, num ângulo de 45 graus. O tubo deve estar firme com a ponta em segurança na parte da frente da pistola de silicone. 
  3. Aplique o silicone num ângulo de 45 graus. Quando se aplica silicone em um vão, a ponta do tubo deve ser posicionada perto da superfície. Lentamente aplique uma linha uniforme de selante como necessário. 
  4. Uniformize o silicone. Usando o aplicador, pressione o silicone ao vão, uniformizando-o. Tente criar um acabamento reto, com um desnível de aproximadamente 45 graus. Isso permitirá que o selante seque mais rapidamente, depois de ser exposto à água, e que sua duração seja mais longa. Não use o seu dedo para uniformizar o silicone. Isso criará um formato côncavo, que permite acumulação de água e faz com que demore mais a secar.  
  5. Remova imediatamente a fita. Depois de uniformizar todas as áreas, remova a fita de pintor antes que o silicone seque. 
  6. Limpe qualquer excesso de silicone antes que seque. Usando um pano velho, limpe as áreas com excesso de produto. 
  7. Pintar e usar a banheira. Pode pintar com látex ou tinta à base de óleo duas horas depois da aplicação. Espere pelo menos 48 horas antes de usar a banheira.

Depois de pelo menos dois dias, a vedação estará completamente seca e poderá proteger o vão da banheira contra água. Se ainda notar silicone em áreas indesejadas, pode usar um pano velho embebido em álcool desnaturado e uma lâmina de plástico para raspar. Para remover resíduos pegajosos, simplesmente use um pano molhado para limpar a superfície.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse