5 minutos de leitura
Vamos falar de vedantes!

Como encontrar o melhor silicone para a casa de banho

Como encontrar o melhor silicone para a casa de banho

Se está a planear um projeto de casa de banho DIY, é provável que, mais cedo ou mais tarde, venha a precisar de silicone sanitário. Mas que produto deve escolher e como o deve utilizar?

Neste artigo

Silicone na casa de banho: soluções simples para projetos pesados

Muitos projetos que envolvem a aplicação de silicone na casa de banho são essenciais para preservar a estrutura do seu WC. Uma calafetagem adequada protege os seus balcões, paredes, pavimentos e muito mais da humidade e do bolor. E ao mesmo tempo que dá um aspeto limpo e fresco às suas instalações. Os produtos que compra e os procedimentos que segue dependem do facto de precisar de selar uma junta na sua casa de banho ou simplesmente reparar uma calafetagem inestética.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Como utilizar silicones sanitários

Lembre-se: os silicones sanitários são adesivos e vedantes, pelo que as superfícies onde o aplica devem estar limpas e secas. E, como sempre, tenha cuidado: use óculos e luvas de proteção e lave as mãos após a utilização.

Aplicando silicone sanitário na vedação antiga

  1. Não precisa de remover o vedante antigo quando utiliza um vedante de silicone para casa de banho como Pattex Re-New. Limpe simplesmente a calafetagem existente com um pano húmido (utilize um produto de limpeza de mofos, se necessário) para se certificar de que está livre de contaminantes.
  2. Espalhe o produto sobre a vedação antiga. Depois, alise-o para obter um acabamento perfeito. 
  3. Não está satisfeito com os seus resultados? Pode remover imediatamente o silicone com um pano húmido e começar de novo. 
  4. Se estiver a aplicar o produto numa junta vertical, deve aplicá-lo de baixo para cima. 

Aplicando silicone de wc nas juntas

  1. Prepare o seu produto. Coloque o tubo de silicone de WC numa pistola de calafetagem e corte o bocal com o tamanho adequado para as juntas a serem reparadas. Se não quiser usar uma pistola de calafetagem, considere comprar um tubo que possa apertar à mão.
  2. Aplique o silicone fresco. Este passo é relativamente fácil, e uma aplicação suave evita a formação de bolor. Aplique o silicone para casa de banho na junta entre os seus acessórios sanitários com uma pressão constante.

Limpeza

Limpe a sua área de trabalho e as ferramentas, independentemente do produto que utilizar. Corte cuidadosamente o selante curado com uma ferramenta de ponta afiada.

Escolhendo o melhor silicone para o wc

Ao calafetar a sua casa de banho, o seu principal objetivo é criar uma vedação flexível e à prova de água entre as juntas e outras aberturas, como fissuras. Isso significa que vai precisar de um selante capaz de formar vedações flexíveis e à prova de água.

Se procura uma cor diferente das habituais (castanho, preto, transparente, branco, cinzento), é muito provável que tenha de pintar o seu vedante e escolher um produto em conformidade. Pode pintar a maioria dos vedantes de uretano e poliuretano, mas verifique sempre as instruções do fabricante.

Se a sua banheira ou chuveiro já foi vedado, mas o silicone para casa de banho está a chegar ao fim da vida útil, pode simplesmente aplicar outra camada de um produto como o Pattex Re-New para criar uma vedação duradoura e resistente.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse