6 minutos de leitura
Vedado e sem falhas!

Calafetar portas e acabar com a corrente de ar

Calafetar portas e acabar com a corrente de ar

Correntes de ar a entrar pela porta de casa sem convite? Está na hora de calafetar as portas e prevenir as entradas de ar indesejadas. Veja neste guia como proteger a sua casa contra o frio.

Neste artigo

Calafetagem de portas: frestas na estrutura

Se o ar gelado estiver a entrar em sua casa, uma fresta debaixo da porta pode ser a grande culpada. O frio é desconfortável e faz com que os custos de aquecimento aumentem, por isso a melhor solução é vedar as frestas e isolar a casa. Porém, essas frestas podem estar em vários pontos diferentes da estrutura da porta. Por isso, é necessário calafetar debaixo da porta, ou calafetar entre a estrutura da porta e a parede exterior.

Materiais necessários

  • Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras
 

Mas, antes de calafetar a porta, é preciso primeiro examiná-la, dentro e fora, para descobrir onde as frestas estão localizadas. Se passar a mão pelas arestas da porta, vai poder identificar por onde a corrente de ar está a entrar. 

Se precisa de calafetar portas de entrada contra as correntes de ar, siga estes passos: 

  1. Frestas por baixo da porta: Vedantes em espuma ou em escova, encontrados em lojas de bricolage, irão vedar as frestas por baixo da porta. Podem ser colados ou instalados por baixo da porta com uma armação específica. 
  2. Frestas entre a estrutura da porta e a parede: Um vedante feito com silicone, por exemplo, isola a porta contra o frio e previne que o ar entre pela casa. Se o vedante não existir, aplique um. Se estiver desgastado ou estragado, substitua-o.

Conselhos do Profissional

Como calafetar portas

Renovar os vedantes na parede exterior é um pouco mais complexo do que calafetar a parte de baixo da porta. Vai precisar de usar silicone para zonas sem revestimento ou silicones pintáveis para materiais revestidos. Estes selantes são impermeáveis e tapam até as fendas mais finas.  

Pode usar o silicone Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras em qualquer área da casa, no interior e exterior, e em materiais revestidos. É um produto ideal para vedar juntas em portas, mas também fendas em paredes e fachadas.  

Outros materiais que irá precisar são: 

  • X-ato
  • Espátula 
  • Cordão de fundo de preenchimento
  • Fita adesiva 
  • Pistola de aplicação para silicones  
  • Alisador de juntas 
  • Taça com água e sabão
  • Panos de cozinha

 

Para substituir o vedante, ou calafetar a porta de entrada, siga estes passos:

  1. Remova o vedante existente. Use um x-ato ou uma espátula para remover o máximo de vedante possível. 
  2. Empurre o cordão de fundo de preenchimento na fenda. A forma mais fácil é usando uma espátula. Use também uma faca para cortar o cordão na medida adequada, mas manuseie com cuidado para evitar danos. 
  3. Cole fita adesiva nos dois lados da fenda. Isso irá proteger a porta e a parede do excesso de silicone durante a vedação. 
  4. Corte a ponta do tubo do silicone. Use a faca para cortar a ponta do tubo e insira o tubo na pistola de aplicação de silicone. 
  5. Lentamente e de modo uniforme pressione o silicone na fenda. Idealmente, deve aplicar o silicone numa linha contínua. 
  6. Alise o silicone. Tem alguns minutos para fazer isto, enquanto o silicone não estiver seco. Molhe a ferramenta em água com sabão e pressione no início da junta onde foi aplicado o silicone. Passe a ferramenta de forma homogénea e rápida. 
  7. Remova excessos de silicone com o pano de cozinha. Alterne entre alisar e limpar. Continue a humedecer a ferramenta de alisamento na água. 
  8. Remova a fita adesiva antes que o silicone seque. No caso de encontrar extremidades rugosas, uma segunda tentativa de alisamento pode ser necessária, depois de remover a fita. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse