4 minutos de leitura
Não faça fitas para vedar

Vede de forma simples e fácil com fita butílica

Vede de forma simples e fácil com fita butílica

Sente o ar frio entrar pela porta ou pelo caixilho da janela? A fita butílica, por ser à prova de água e resistente às intempéries, pode ser a opção ideal para preencher essas fendas. Veja este pequeno guia para ficar a saber mais sobre como utilizar borracha butílica para vedar.

Neste artigo

Fita butílica: Para que serve?

Com um grande número de vedantes diferentes atualmente no mercado, a fita butílica conseguiu conquistar o seu nicho, como sendo a escolha ideal para preencher fendas maiores do que as juntas domésticas normais. Para além de ser fácil de aplicar, atinge a sua força total em poucos minutos, o que significa que se pode manusear os objetos vedados num curto espaço de tempo.

É a rapidez com que seca que confere à fita de borracha butílica a sua principal qualidade: a resistência à água. Combinada com um elevado grau de elasticidade, que lhe permite suportar a expansão e contração de materiais que apresentam diferentes temperaturas, a fita butílica é ideal para utilização em caixilhos de portas, ralos, janelas e outras aplicações externas.

Conselhos do Profissional

Como aplicar A massa butílica

Apesar de todas as suas características positivas, a massa butílica pode ser difícil de aplicar sem a técnica correta. Para evitar complicações e fazê-la corretamente, siga os seguintes passos:

  1. Aqueça. A massa butílica quando está fria pode endurecer, tornando-se difícil de espremê-la do tubo e aplicá-la com precisão. Antes de utilizar, mergulhe o tubo em água morna e deixe-o de molho durante cerca de 20 minutos.
  2. Corte. Utilize uma faca para cortar a ponta do tubo num ângulo de 45 graus, começando com uma abertura pequena. Carregue a embalagem numa pistola de calafetagem e teste num pedaço de material não visível - se o fio produzido for demasiado pequeno para a fissura ou junta que pretende preencher, corte uma abertura maior. Tenha em atenção que a massa butílica quando seca encolhe ligeiramente.
  3. Aplique. Segure a pistola de calafetagem num ângulo de 30 graus e comece numa extremidade da fissura ou junta, apertando lentamente o gatilho para aplicar um fio uniforme até chegar à outra extremidade. Se necessitar de alisar o fio na fissura ou junta, terá de o fazer imediatamente, dado o rápido tempo de endurecimento da massa butílica.
  4. Deixe secar. Embora a massa butílica endureça e atinja a sua força total rapidamente, deixe-a secar durante, pelo menos, dois dias se pretender pintá-la por cima.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse