8 minutos de leitura
Adesivos selantes para renovações espantosas

Vedantes: tudo o que precisa de saber

Vedantes: tudo o que precisa de saber

Acabou de se mudar, e quer pôr a velha cozinha como nova? É provável que um simples vedante possa fazer muito por si. Continue a ler e veja como pode evitar transformar a sua casa numa zona de construção, e poupar dinheiro, com os adesivos selantes da Pattex.

Neste artigo

Vedantes: o que são, e para que podem ser utilizados?

Os vedantes são utilizados na construção, e o seu principal objetivo é atuar como barreira contra correntes de ar e humidade, poluição sonora, e poeiras. São também utilizados para compensar movimentos entre diferentes componentes de construção como banheiras (duche) e azulejos, ou caixilhos de janelas e elementos da fachada. Dependendo do tipo de projeto em que está a trabalhar, vai encontrar muitos vedantes à disposição, para satisfazer todas as suas necessidades específicas.

Materiais necessários

Primeiro, tem de determinar se o seu projeto é no interior ou no exterior, se vai fixar duas superfícies uma na outra, ou se vai simplesmente preencher fissuras. Esta informação vai ajudá-lo a escolher entre os dois tipos de selante: calafetagem ou adesivo.

CALAFETAGEM

A calafetagem é utilizada para selar as juntas de duas superfícies e eliminar fugas de ar e humidade, bem como para manter afastadas as poeiras e as pragas. As suas qualidades flexíveis de fixação e proteção são perfeitas para renovar espaços como cozinhas e casas de banho. Com o Pattex Re-New, é possível reparar o selante existente que amarelou e rachou ao longo do tempo. Esta solução de ação rápida, à base de silicone, é a escolha perfeita para conseguir um aspeto profissional em poucos minutos.

ADESIVO

Os adesivos selantes são geralmente utilizados para aplicações que requerem uma fixação forte entre superfícies. Tendem a ser menos flexíveis que os vedantes de calafetagem e são tipicamente adequados para projetos com uma exposição mínima à água ou humidade. No entanto, com as soluções Pattex Pro Cola & Veda SP101, é possível obter resultados superiores em quase todos os tipos de trabalhos. Estes produtos têm alta aderência em múltiplos materiais, e são resistentes às intempéries e aos fungos.

Conselhos do Profissional

Dicas para calafetar: Os passos para uma aplicação correta

Quanto se trata de renovações, a calafetagem é uma tarefa relativamente fácil. Recomendamos que siga estes passos para conseguir sempre os melhores resultados. É importante saber qual vedante escolher, que tipo de ferramentas irá precisar, e garantir que a superfície está limpa e pronta a usar. Mas isso é apenas o começo. Continue a ler para obter instruções passo a passo sobre como lidar com diferentes superfícies.

Como calafetar num vedante existente numa banheira:

  1. Utilize um pano húmido para limpar a calafetagem antiga e deixá-la secar.
  2. Aperte o Pattex Re-New num ângulo de 45 graus em cima do vedante existente.
  3. Com o aplicador especialmente concebido, passe de novo por cima da sua nova calafetagem para suavizar o produto e obter resultados perfeitos.
  4. Não está satisfeito com a sua primeira tentativa? Limpe simplesmente a nova calafetagem com um pano húmido e comece de novo.
  5. Após um período de secagem de seis horas, a sua banheira estará pronta a usar, e como nova.

Como calafetar rodapés, janelas, e muito mais

  1. Prepare a sua superfície removendo quaisquer detritos ou resíduos, tais como gordura, poeira ou água.
  2. Corte a ponta do tudo de aplicação do vedante num ângulo de 45 graus a cerca de 1 cm (o que é melhor para proteger as juntas), e coloque na pistola de aplicação.
  3. Prepare as juntas: Aplique o novo vedante numa pequena secção ou numa junta, para ver se necessita de um primário. Se o novo vedante não colar, é provável que necessite de um primário.
  4. Se necessário, aplique o primário. Se não, continue no passo 5.
  5. Aplique o vedante na superfície, e deixe repousar durante uma hora antes de pintar.
  6. Espere de 24 a 72 horas para curar, e o seu projeto estará completo e duradouro.

O que ter em conta quando se usa vedantes

Quando se trabalha com adesivos selantes, há algumas coisas a ter em consideração para garantir sempre os melhores resultados. Depois de ter escolhido o melhor vedante de calafetagem para o seu projeto, e de ter preparado cuidadosamente o seu espaço de trabalho e as suas ferramentas, pode ir diretamente para a parte divertida: melhorar a sua casa! 

Aqui estão algumas coisas a ter em conta ao aplicar o selante, para que consiga um resultado de aspeto profissional:

  • Não se esqueça de cortar a ponta do tubo de aplicação para que se ajuste a cada projeto em específico. Algumas superfícies requerem uma ponta mais fina do que outras.
  • É fundamental aplicar uma pressão consistente, e de forma firme, para garantir um aspeto uniforme. 
  • Atenção às fendas. Se exceder 1 cm de profundidade, provavelmente precisará de adicionar um cordão de fundo para preencher o espaço extra. Não adicione mais selante para preencher esse espaço!
  • Respeite os tempos de secagem e cura. Felizmente, com os vedantes Pattex, os tempos de secagem e pintura são sempre rápidos. 
  • Após ter feito a calafetagem, não se esqueça de usar o aplicador para alisar o selante, e garantir que fica com um trabalho limpo e de aspeto profissional.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse