10 minutos de leitura
Livre-se daquela aragem!

Faça você mesmo! Como calafetar janelas

Faça você mesmo! Como calafetar janelas

A calafetagem de janelas adequada pode proteger a sua casa contra humidade, fugas de ar, e do frio ou calor extremos. Vedar vidros, soleiras e caixilhos requer um pouco de habilidade, mas não tem de ser uma dor de cabeça. Continue a ler para saber tudo o que precisa sobre como isolar as suas janelas usando técnicas básicas de calafetagem.

Neste artigo

Calafetar janelas: O básico

Calafetar as janelas da sua casa é um passo importante para manter a sua casa confortável e torná-la energeticamente eficiente. A vedação das janelas evita fugas de ar e mantém a humidade correta, o que reduz a quantidade de aquecimento ou ar condicionado necessário. Isto significa custos mais baixos de manutenção da casa e uma menor pegada de carbono doméstica.

Aprender a calafetar janelas não é complicado, e pode realmente ajudar a tornar a sua casa à prova de climas extremos. Aqui estão os básicos, para que possa começar a calafetar e aproveitar ao máximo as suas janelas.

Materiais necessários

 

Conselhos do Profissional

Calafetagem de janelas: Calafetagem interior e exterior

Começar com as ferramentas certas é um passo importante na calafetagem de janelas. Uma boa pistola de calafetagem é essencial em qualquer kit de ferramentas doméstico. Essas pistolas podem ser encontradas em lojas de ferragens, e são usadas para carregar o cartucho de calafetagem e aplicar a produto. Procure uma pistola de calafetagem de haste lisa e sem gotejamento, que tenha um mecanismo de mola para proporcionar uma pressão uniforme com o mínimo de força. Isto evita o excesso de produto, e assegura uma aplicação uniforme e consistente.

A primeira decisão que precisa de tomar ao calafetar, tanto as janelas no interior como no exterior, é o tipo de vedante a usar. Geralmente, a calafetagem faz-se de algumas formas básicas: com látex acrílico, látex siliconizado, silicone e poliuretano.

O látex acrílico é à base de água, o que significa menos ingredientes químicos perigosos e uma limpeza fácil. Embora não seja particularmente resistente às intempéries ou à temperatura, o látex acrílico pode ser pintado ou comprado pré-tingido para complementar os esquemas de cor existentes. É mais adequado para aplicações interiores.

O látex siliconizado é semelhante ao látex acrílico, mas contém silanos, que é um tipo de silicone. Tem muitas das mesmas propriedades do látex acrílico, mas tem maior resistência às intempéries e cria ligações mais duradouras. Isto faz do látex siliconizado uma boa escolha para isolar janelas exteriores.

A calafetagem em silicone é altamente resistente à temperatura e a humidade, tornando-a adequada para aplicações na cozinha, casa de banho e nos sistemas de climatização. Vem nas variedades de cura ácida e de cura neutra. A cura ácida funciona melhor para materiais não porosos como o vidro. A cura neutra é melhor para madeira, metal ou plástico, assim como para materiais comuns como o revestimento vinílico. O silicone é altamente impermeável, o que é ótimo para banheiras e lavatórios.

Os selantes de poliuretano são à base de solventes e não de água, o que os torna bastante poderosos. Pode ser um pouco mais desafiante trabalhar com eles do que com selantes de silicone. Os vedantes de poliuretano funcionam bem para colar os materiais de construção mais comuns, mas podem quebrar-se com o tempo quando expostos à radiação UV.

Os polímeros modificados com silano (SMPs) são excelentes adesivos para uso em quase todos os substratos, combinando propriedades de silicones e poliuretanos. Experimente uma cola SMP para obter uma ligação poderosa e elástica em janelas, que seca de forma transparente e resiste ao clima, sujidade, radiação UV e pó.

Como reparar um vedante danificado de uma janela

Os vedantes das janelas normalmente desenvolvem quebras ou fugas nos pontos de contacto: onde uma secção se encontra com outra, onde a janela se encontra com a moldura, ou onde a moldura se encontra com a parede. Felizmente, a reparação dos vedantes das janelas é fácil.

Comece por raspar a massa antiga solta e o vedante velho. Se necessário, use um amaciador de vedante comercial em spray; deixe-o atuar por algumas horas e, de seguida, remova o vedante solto com uma espátula ou ferramenta de remoção de vedante. Limpe o máximo possível da massa antiga para permitir que a nova camada forme uma aderência forte. Além disso, certifique-se de que não há resíduos de removedor de vedante antes de aplicar o novo produto. Caso contrário, isso pode prejudicar ou até impedir a aderência do vedante. Lembre-se: alguns removedores de vedante exigem o tratamento com produtos químicos especiais para remover os resíduos. Verifique as instruções do fabricante em caso de dúvida.

Pode ser necessário instalar novos vidros na janela. Pode espalhar ao longo da base da janela para criar um vedante compacto. Pinte, se necessário, e deixe secar de acordo com as instruções do produto.

Aplique uma nova calafetagem na janela assim que a área estiver limpa e seca. Carregue o seu cartucho de calafetagem na pistola de aplicação e abra o tubo. Se precisar de um vedante versátil, de primeira qualidade, multimateriais e resistente aos fungos, recomendamos o Pattex Perfect Casa Universal. É perfeito para isolar janelas e muitas outras aplicações.

Aplique a calafetagem ao longo da junta com uma pressão constante num movimento suave. Use um dedo ou um pano molhado para alisar o vedante. Pode também usar fita adesiva antes de aplicar o produto para ajudar a criar uma linha nítida e proteger as áreas adjacentes.

Deixe a calafetagem secar sem mexer durante 12 a 15 horas, para que o vedante da sua janela fique hermética.

Como calafetar guarnições de janelas

Calafetar guarnições de janelas envolve muitos dos mesmos passos usados para reparar o vedante danificado de uma janela, mas requer um pouco mais de cuidado para garantir que as suas janelas se mantêm com bom aspeto.

Para a guarnição interior, use uma calafetagem em látex acrílico. A Pattex Perfect Casa Fendas e Fissuras é de alta qualidade, pintável, tem alta aderência numa infinidade de suportes materiais, resiste aos raios U.V. e não racha. É uma calafetagem perfeita para a vedação de janelas, molduras, fendas e fissuras. 

Depois de pelo menos dois dias, a vedação estará completamente seca e poderá proteger o vão da banheira contra água. Se ainda notar silicone em áreas indesejadas, pode usar um pano velho embebido em álcool desnaturado e uma lâmina de plástico para raspar. Para remover resíduos pegajosos, simplesmente use um pano molhado para limpar a superfície.

Como calafetar soleiras e caixilhos de janelas

Calafetar soleiras e caixilhos de janelas exteriores requer um produto que resista a condições climatéricas adversas. A sua melhor escolha é o Pattex Exterior Cola, Preenche & Repara, com uma tecnologia única, que lhe permite adere a uma variedade de superfícies, incluindo quando está húmido ou frio. Pode também ser pintado para obter um acabamento impressionante.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse