4 minutos de leitura
Evite chegar à última gota

Isolamento de caleiras: Descubra a forma fácil de reparar caleiras

Isolamento de caleiras: Descubra a forma fácil de reparar caleiras

O outono é tempo de ver cores bonitas nas árvores, ainda aproveitar atividades ao ar livre e de impermeabilização de caleiras! Não deixe que as caleiras danificadas ou com fugas o impeçam de desfrutar desta época gloriosa do ano. Com isolamento de caleiras adequado, pode manter o seu espaço para churrascos no quintal limpo, seguro e pronto para uma festa!

Neste artigo

Impermeabilização de caleiras: Quando fazer a sua reparação

Existem alguns sinais de que as suas caleiras precisam de ser reparadas e, geralmente, reconhece-os quando os vê. Eis alguns indicadores:

Materiais necessários

 

  • As caleiras apresentam algumas fissuras ou fendas ao longo das juntas 
  • As caleiras estão a cair ou a afastar-se da casa
  • Acumulação de água no chão à volta da casa
  • Sinais de tinta a sair ou manchas de ferrugem
  • Sinais de danos causados pela água na caleira, ou transbordamento de água da caleira durante uma tempestade

Conselhos do Profissional

Passos para fazer o isolamento de caleiras

A água, a folhagem e os detritos podem causar problemas nas suas caleiras. Quando isso acontece, é melhor identificar qual o problema exato, reunir as ferramentas, o adesivo certo e pôr mãos à obra. Para garantir que só tem de fazer este trabalho uma vez, siga os seguintes passos:

  1. Esvazie as folhas e a sujidade que possam causar o entupimento da junta ou do cano de descarga. 
  2. Retire quaisquer parafusos que liguem as juntas da caleira. 
  3. Limpe com uma escova qualquer vedante antigo e certifique-se de que as caleiras estão limpas e secas no local onde vai aplicar o novo isolamento de caleira. 
  4. Troque as juntas. Se estiver a reparar caleiras feitas de vinil ou PVC, este é o momento de trocar as juntas de borracha por outras novas. 
  5. Aplique o vedante. Se estiver a usar um silicone, prepare a pistola de calafetagem e comece a aplicar uma gota de vedante na junta adequada. 
  6. Pressione as extremidades ou as juntas da caleira e adicione quaisquer reforços extra. No caso de vedante de silicone, normalmente estará curado em 24 horas.  

Como selecionar o melhor produto para impermeabilização de caleiras

Não há nada pior do que os danos causados pela água, especialmente se começarem no telhado. Esta pode penetrar em todos os pisos, provocando a formação de bolor e mofo dentro e à volta da sua casa. Para evitar que isso aconteça, uma opção simples e fácil é a Pattex Power Tape, uma fita veda calhas com forte poder de colagem em todos os materiais no interior e exterior, que também é resistente à água e à pressão do ar. 

Para evitar que a água entre na sua casa, tanto pelo telhado como a partir do chão, utilize um vedante para caleiras como Pattex SP101 Original. Esta cola veda calhas para caleiras, telhados, claraboias, e coberturas, oferece um excelente poder fixação em todo o tipo de aplicações, graças à tecnologia exclusiva Flextec. As suas uniões flexíveis atuarão como uma barreira poderosa, mantendo a água na caleira e fora dos locais onde não é suposto estar. Além disso, é fácil de aplicar mesmo a baixas temperaturas e em superfícies húmidas, sendo resistente a todas as condições climatéricas e aos raios UV. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse