7 minutos de leitura
Diga adeus às infiltrações!

Aprenda a calafetar o seu telhado como um profissional

Aprenda a calafetar o seu telhado como um profissional

Uma infiltração no teto pode ser uma visão preocupante, mas o selante para telhado certo irá ajudá-lo a calafetar o seu telhado para poder relaxar novamente. Neste guia, explicamos-lhe como encontrar infiltrações e vedá-las corretamente.

Neste artigo

O melhor selante para telhado para danos ligeiros a moderados

Encontrar a origem de uma infiltração no telhado pode ser um desafio, mas é essencial. O selante para telhados é a melhor solução para aplicações de pequena e média dimensão para desviar a água ou tapar buracos e fendas. As grandes áreas danificadas podem exigir uma reparação mais complexa para vedar o telhado eficazmente.

Materiais necessários

 

Em primeiro lugar, avalie a localização da infiltração em sua casa. Lembre-se de que a água pode estar a vir de um local diferente, dependendo da arquitetura e da estrutura da sua casa. Procure áreas escuras ou com bolor, por serem normalmente fortes indicadores de infiltrações de água. Vá para o exterior e verifique as telhas/coberturas nessa área. Nas secções planas do telhado, esteja atento a telhas mal colocadas, água parada, acumulação de bolor ou podridão. O tipo mais comum de infiltração é causado por um objeto que penetra no telhado, como a sua chaminé, ventilações no telhado ou qualquer outra coisa que passe diretamente por ele.

As pequenas fendas e buracos causados por objetos que penetram no telhado podem ser facilmente reparados com Pattex SP101 Original.

Conselhos do Profissional

Como utilizar um produto para vedação de telhados

Após ter identificado a origem de uma fuga pequena ou média, pode começar a preenchê-la com selante para telhado. Para reparações maiores, pode utilizar o seu produto para vedação de telhados em novas juntas e materiais, conforme necessário. Antes da aplicação, certifique-se de que a junta onde pretende aplicar o vedante para telhados está seca, limpa e sem quaisquer detritos. Também deve estar estruturalmente sólida. Embora os vedantes para fugas no telhado sejam flexíveis, não se destinam a servir de adesivos. Se precisar de colar madeira no seu telhado, considere utilizar Pattex Crocodile Madeira.

Os passos para vedar o seu telhado com selante para telhados são os seguintes:

  1. Reúna as ferramentas necessárias: Vai precisar de uma lâmina de barbear, luvas, uma pistola de calafetagem e selante para telhados.
  2. Certifique-se de que a área está em boas condições e que não está apodrecida: Substitua toda a madeira podre por material novo.
  3. Identifique o problema: Procure fendas e fissuras no vedante para telhado existente, por ser normalmente esta a causa das infiltrações.
  4. Limpe a área: Certifique-se de que a área está livre de calafetagem antiga, humidade, partículas soltas, betão, alcatrão, tinta, cera e ferrugem. Utilize uma lâmina de barbear e um spray de acetona para remover o vedante antigo do telhado, e também umas luvas para proteger as suas mãos.
  5. Preparação da superfície: Embora o Pattex SP101 Original seja um selante com excelente adesão sobre múltiplos suportes sem necessidade de utilizar primários, circunstâncias especiais ou certos materiais podem exigir um primário. Quando pode ocorrer imersão acidental em água, é necessário aplicar um primário. Aplique-o com um pincel e deixe-o secar durante 30 minutos; normalmente, só precisa de uma camada fina. Deve aplicar o primário e o vedante para telhado no mesmo dia.
  6. Aplicação: É importante aplicar o vedante para telhado com uma pressão constante, forçando-o para o interior da junta. Proteja os produtos abertos e as ferramentas da luz solar direta para obter os melhores resultados. Utilize o selante para telhado juntamente com um cordão de fundo para juntas com profundidade superior a 1,3 centímetros. A profundidade do selante para telhados deve ser metade da largura da junta. A profundidade máxima é de 1,3 centímetros e a mínima é de 0,65 centímetros. O Pattex SP101 Original endurece em 24 horas.

Escolher a melhor vedação de telhados para o seu projeto

É fundamental selecionar o vedante de telhado certo para cada tipo de trabalho. Deve escolher um vedante para telhados que seja especialmente formulado para resistir a condições climatéricas adversas, para que possa ter a certeza de que irá proteger o seu telhado após ter efetuado a reparação. Elementos como a chuva e a luz solar podem causar estragos nas juntas e superfícies exteriores do telhado.

Além disso, as estruturas movem-se e flexionam-se com o tempo, o que significa que é importante ter um vedante de telhado que possa fazer o mesmo. O Pattex SP101 Original com tecnologia exclusiva Flextec, foi especialmente formulado para uniões elásticas, movendo-se com o seu telhado para não quebrar. Além disso, foi concebido para resistir a condições climatéricas adversas e proporcionar uma proteção a longo prazo. Isto faz com que seja o selante de telhado ideal para grandes projetos exteriores.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse