8 minutos de leitura
Soluções sólidas para cada projeto

Acabe com as fendas e fissuras com selante para cimento

Acabe com as fendas e fissuras com selante para cimento

Pegue no seu selante para cimento se precisar de reparar fissuras em passeios, paredes, pavimentos ou outras superfícies de cimento. Enquanto algumas destas situações são simplesmente inestéticas, outras, como as fendas nos passeios, podem ser perigosas e têm de ser reparadas rapidamente. Se o seu próximo projeto de bricolage envolver a selagem de uma junta ou fenda de cimento, continue a ler para obter dicas sobre como selecionar e aplicar o selante de cimento adequado a uma variedade de materiais.

Neste artigo

O que é o selante de cimento e para que pode ser utilizado?

De um modo geral, pode utilizar selantes para cimento para reparar ou proteger superfícies de cimento.

Se tiver um projeto de reparação em mãos, deverá utilizar um material de enchimento flexível como o Pattex SP101 Instant Tack para reparar entradas de automóveis, pavimentos de garagem, decks de cimento e passeios. Com tecnologia exclusiva Flextec, apresenta uma excelente recuperação elástica, oferecendo um excelente poder de vedação e colagem para a maioria das aplicações, materiais e situações.

Materiais necessários

  • Pattex SP101 Instant Tack
  • Pattex SP101 Original
 

Se pensa que estes produtos só servem para um tipo de utilização, vai ficar surpreendido ao saber que alguns selantes para cimento também podem reparar outros materiais para além do cimento. Por exemplo, também pode utilizar o Pattex SP101 Original para vedar materiais a tijolo, granito, metal, madeira, vidro, fibra de vidro e outros suportes. A sua versatilidade faz com que seja um excelente selante de cimento para uma variedade de projetos.

Apesar deste guia se focar nas reparações, é de salientar que pode selar superfícies inteiras, como pavimentos de cimento, para as proteger e facilitar a sua limpeza.

Conselhos do Profissional

Aplicar o selante de cimento

  1. Limpe a superfície de toda a sujidade e detritos, incluindo manchas inestéticas na área que pretende selar, e remova quaisquer substâncias como óleo, gordura e cera. Se utilizar um produto de limpeza líquido, deixe a área secar antes de aplicar o selante de cimento. É uma boa ideia utilizar um material de suporte rígido e de alta densidade ou uma barra de suporte para juntas que possam ser facilmente perfuradas - por exemplo, em áreas onde se usam sapatos de salto alto.
  2. Use luvas para proteger a sua pele; o selante de cimento pode causar manchas temporárias.
  3. Verifique as restrições de temperatura do seu produto, e certifique-se de que pode aplicá-lo nas condições planeadas.
  4. Corte o bocal com o tamanho de tubo desejado num ângulo de 45 graus e perfure o selo interior.
  5. Teste numa junta ou área antes de aplicar o selante de cimento em todo o projeto, para se certificar de que obtém os resultados pretendidos.
  6. Aplique um primário na superfície se o selante de cimento assim o exigir. Deixe o primário secar antes de aplicar o selante. Dependendo das condições ambientais, o primário estará pronto para o selante após 15 a 30 minutos. Certifique-se de que aplica o primário e o selante no mesmo dia.
  7. Aplique o selante para cimento com uma pressão constante, forçando-o a entrar na junta na direção correta - consulte as instruções do fabricante para saber se é necessário preencher as juntas a partir do fundo e quando deve efetuar a aplicação a seco, se necessário. As instruções são geralmente fontes de informação valiosas; por exemplo, mesmo dentro da mesma família de produtos, os selantes podem ter tempos de secagem diferentes. Se utilizar o Pattex SP101 Instant Tack ou o Pattex SP101 Original, pode aplicá-los mesmo a baixas temperaturas e em superfícies húmidas.
  8. Limpe as suas ferramentas e quaisquer resíduos de selante por secar imediatamente após a conclusão do seu projeto, utilizando aguarrás mineral. Se necessário, faça-o numa área bem ventilada que dê para o exterior. Pode cortar cuidadosamente o selante de cimento seco com uma ferramenta afiada.

Quando se deve utilizar cada tipo de selante para cimento?

Nem todos os selantes são adequados para todos os projetos. Mas a Pattex nunca o desilude, por isso tem uma gama de produtos que farão do seu projeto um sucesso, quer os use como selante de juntas de cimento ou selante de cimento.

Nem todos os selantes são adequados para todos os projetos. Mas a Pattex nunca o desilude, por isso tem uma gama de produtos que farão do seu projeto um sucesso, quer os use como selante de juntas de cimento ou selante de cimento.

Fundações, paredes e alvenaria. Se precisa de reparar cimento, tijolo, mármore, telha ou alvenaria, vai precisar de um produto que forme vedações duradouras, à prova de intempéries, para todos os tipos de fendas e juntas exteriores e que possa resistir a ambientes adversos. Isto significa que o Pattex SP101 Original é a escolha certa: é um selante para cimento que é adequado para reparar fissuras em múltiplas superfícies e que adere a variadíssimos suportes e materiais. Este produto tem uma excelente adesão e não necessita de um primário para aplicações que envolvam cimento ou outros materiais. Certifique-se de que o cimento está totalmente seco antes de aplicar este selante.

Estradas, passeios, pavimentos e terraços. Estas superfícies estão expostas ao tráfego de peões e veículos, pelo que o seu selante terá de resistir à abrasão e ao rasgamento. Além disso, se estiver a selar juntas de contração/expansão nestas superfícies, vai necessitar de um selante de juntas de cimento que forme ligações flexíveis que resistam ao movimento sem distorções ou falhas. O Pattex SP101 Instant Tack faz tudo isso e muito mais: é indicado para juntas em geral com movimentos até cerca de 25%, com elevada durabilidade e resistência às intempéries e radiação solar. Além disso, pode ser pintado de acordo com as necessidades estéticas e para um resultado profissional.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse