3 minutos de leitura
Uma aposta sólida

Cola para cimento: Como solidificar a sua relação com a bricolage

Cola para cimento: Como solidificar a sua relação com a bricolage

Trabalhar com cimento cola pode ser simples quando se sabe o que se está a fazer. O nosso guia vai explicar-lhe quais os diferentes usos da cola para cimento, e indicar-lhe também qual a cola ideal para cada um dos seus projetos.

Neste artigo

O que é cimento cola?

O cimento é um material composto por diferentes substâncias, e existem vários tipos de colas para cimento que podem ser utilizadas para fazer reparações ou uniões neste tipo de superfícies.

O cimento cola vem com diferentes fórmulas, que são desenvolvidas especificamente para o tipo de material que precisa de colar. Existem opções pensadas para as pequenas reparações em casa, e até para as reparações maiores realizadas no exterior.

Cola para cimento: como aplicar

A técnica para aplicar o cimento cola depende do tipo de cola que está a utilizar, e também da dimensão do projeto. 

A maior parte dos adesivos para cimento vêm em cartuchos. Para este tipo de aplicação siga os seguintes passos: 

  1. Carregue a pistola de cola 
  2. Corte o tubo na grossura que deseja 
  3. Aplique a cola à volta do perímetro da peça, mais ou menos a 5 centímetros da borda
  4. Pressione e espere o tempo de secagem da cola 

Leia sempre detalhadamente as instruções do fabricante antes de começar a colar. 

Qual o cimento cola ideal para o seu projeto?

A escolha da cola para cimento ideal vai depender também do tamanho do seu projeto. De seguida vamos dar-lhe algumas dicas sobre cimento cola para projetos pequenos, médios e grandes.

Mas se não sabe o que escolher, e procura algo com maior versatilidade, uma boa opção é a Pattex Não Mais Pregos Polímero, uma cola de montagem com base polímero, ideal para trabalhos de bricolage tanto no interior como no exterior, e resistente às condições climatéricas.

PROJETOS PEQUENOS

Para um projeto pequeno com cimento cola em reparações domésticas, a cola ideal deve ser versátil, e permitir uma união rápida e flexível. Convém também ser adequada para trabalhos interiores e exteriores, mas atenção, pois a exposição permanente à água pode diminuir a adesão.

PROJETOS MÉDIOS

Para os projetos médios, uma cola para cimento ideal permite preencher fendas, e pode ser utilizada para unir cimento com madeira, gesso, emplastro, tijolo, placas de espuma, cortiça e outros materiais.

PROJETOS GRANDES

Para os projetos de maiores dimensões, escolha uma cola para cimento feita para durar, que seja ideal para uso exterior, resistente a condições climatéricas extremas, e também aos impactos.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse