6 minutos de leitura
A pele como nova!

Cola para couro: Escolher a melhor cola e aprender a utilizá-la

Cola para couro: Escolher a melhor cola e aprender a utilizá-la

O couro é um material durável. Mas após ser usado dia sim, dia não, todos os seus artigos de couro favoritos são propensos a danos. Tem um rasgo feio no seu casaco de couro? Ou buracos nos bancos de couro do seu carro? Continue a ler para descobrir as melhores formas de os reparar.

Neste artigo

Cola de couro: O que você precisa de saber

O couro é há muito tempo um material de escolha para vestuário, calçado, mobiliário, artigos desportivos, e muitas outras aplicações. É maleável, resistente às intempéries e tem um aspeto único e robusto. Porque é feito de couro cru e outras fibras naturais, a pele requer um cuidado especial para evitar a sua rutura e para ter um aspeto fresco. Mas, mesmo quando se é cuidadoso, podem ocorrer cortes, rasgões e outros danos.

Materiais necessários

  • Pattex Especial Couro
 

O couro dobra-se e flexiona-se constantemente, exigindo uma cola com flexibilidade para manter uma ligação duradoura. A cola branca comum ou cola de madeira não se liga bem com o couro e pode causar danos. Em vez disso, procure colas para couro especializadas para o trabalho.

Conselhos do Profissional

Cola para sapatos: Uma solução flexível

Para manter os artigos de couro em boa forma, use colas que sejam à prova de água, flexíveis e de acabamento invisível. Mas, principalmente, deve escolher uma cola que possa criar uniões permanentes.

A cola para calçado é um adesivo versátil que une, sela e repara couro, vinil, lona, têxteis, espuma, poliéster reforçado, e muitas borrachas. Foi elaborada para ligações fortes que requerem uma flexibilidade constante, seca e resiste a vibrações, impactos, humidade, e temperaturas extremas.

Como reparar o couro com cola: Instruções passo-a-passo

Colar artigos de couro, tais como sapatos ou casacos, é fácil, mas requer saber como preparar, aplicar e limpar após o uso. Siga estes passos para uma colagem poderosa que mantém o seu couro com ótimo aspeto.

  1. Prepare-se antes de usar. Escolha uma área bem ventilada e uma superfície de trabalho com espaço adequado. Cubra mesas ou bancos com panos de proteção, ou papéis. A cola de couro é melhor aplicada a temperaturas entre 5 °C e 40 °C.
    Examine as peças a serem unidas e teste o ajuste. Limpe quaisquer fragmentos ou partículas que obstruam a selagem. Para uma melhor aderência, pode lixar superfícies muito lisas (como por exemplo: plástico duro ou metal) com uma lima de granulação fina antes da limpeza.
  2. Limpe o couro. As superfícies a serem coladas devem estar limpas e secas. Para limpar o couro, use sabão em barra de Castela sobre um pano húmido. Use o pano para polir suavemente o couro e remover a sujidade. Use um segundo trapo ou pano para limpar qualquer resíduo de sabão. Deixe o couro secar completamente antes de continuar.
  3. Aplique a cola para couro. Aplique uma camada fina, mas consistente, sobre uma das superfícies a ser unida. Ao fazer selagem de fendas, aplique a cola mais espessa, numa camada de até 5 milímetros. Uma aderência inicial mais intensa pode ser alcançada com aplicação da cola em ambas as superfícies.
  4. Para reparações de artigos de couro, sejam naturais ou artificiais, procure por Pattex Especial Couro. Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para obter uniões fortes e duráveis em qualquer tipo de pele, sem deixar manchas.
  5. Junte as peças. Posicione as peças como desejado e pressione-as firmemente. Se necessário, segure as superfícies com elásticos, fita adesiva ou grampos para assegurar uma selagem firme e sem lacunas. Deixe as peças secarem de 1 a 3 horas antes de usá-las.
    A cola para couro cola rapidamente, mas uma selagem completa leva tempo. Dentro de 24 horas, 70% da aderência total é normalmente alcançada. A força total da colagem é alcançada em 24 a 48 horas, dependendo da temperatura, humidade e espessura da aplicação.
  6. Limpeza e armazenamento. Lave imediatamente quaisquer superfícies expostas à cola usando bebidas espirituosas minerais. Se qualquer excesso de cola ou adesivo tiver curado, corte-o usando uma lâmina de barbear ou uma ferramenta afiada. Tenha cuidado para não riscar ou danificar o couro.

Guarde a cola para couro restante à temperatura ambiente com a embalagem bem selada. Evite guardá-la a temperaturas extremas (abaixo de 5 °C ou acima de 50 °C).

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse