4 minutos de leitura
Por dentro e por fora

Silicone acrílico: Fique a conhecer totalmente este selante

Silicone acrílico: Fique a conhecer totalmente este selante

Com tantos produtos disponíveis, torna-se difícil escolher qual o silicone acrílico mais adequado ao seu projeto. Este guia irá ajudá-lo a escolher o melhor selante acrílico, uma solução alternativa e mais económica do que o silicone vedante. Além disso, pode ser pintado para combinar com o resto da decoração, seja dentro ou fora.

Neste artigo

Que tipos de silicone acrílico existem no mercado?

As lojas de bricolage oferecem muitos tipos de selante acrílico ou vedante acrílico. Alguns contêm látex ou uretano, enquanto outros contêm silicone, como o Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras. A vantagem do silicone é que fornece maior durabilidade, e propriedades adesivas de selantes profissionais. Outras variações de vedantes acrílicos incluem vedante acrílico para acabamentos, vedante acrílico poliuretano e vedante acrílico mástique.

Materiais necessários

  • Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras
 

Quando tiver que escolher o silicone acrílico certo, leia as instruções do fabricante, bem como todas as informações disponíveis sobre o produto, para garantir que as propriedades do selante são apropriadas ao seu projeto.

Conselhos do Profissional

Onde aplicar selantes acrílicos

Pode utilizar selante acrílico em muitos projetos, desde a calafetagem de janelas e portas, e na reparação de fugas de ar e outras fendas entre o exterior e o interior da sua casa. Quem gosta de bricolage geralmente usa vedante acrílico em projetos que envolvem calafetagem, juntas e rebocos. Dado que os selantes acrílicos são inodoros e podem ser pintados com facilidade, são normalmente usados para vedar juntas dentro de casa, sendo também compatíveis com superfícies em cerâmica. Se planear bem, poderá levar a cabo o seu próximo projeto de bricolage com silicone acrílico sem complicações.

Como usar silicone acrílico

  1. Prepare a área de trabalho. Certifique-se que as superfícies e áreas que quer selar são fáceis de aceder e sem resíduos. Aplique fita adesiva à volta das áreas onde pretende obter juntas limpas e retas.
  2. Prepare o vedante. Corte a ponta do tubo do produto num ângulo de 45 graus, utilizando uma faca ou uma tesoura. O diâmetro do bico deverá ser de 3 cm. Se necessário pode alargá-lo. Carregue o silicone acrílico na pistola de silicone. 
  3. Pratique. Teste o produto num resto de material, seguindo as instruções do próximo passo. 
  4. Aplique o silicone acrílico. Segure a pistola de silicone encostada à fenda que precisa de ser selada num ângulo de 30 graus. Aperte o gatilho devagar e aplique uma camada uniforme de selante acrílico sobre a fenda. 
  5. Termine o trabalho. Molhe o dedo indicador e passe-o pela superfície onde foi aplicado o silicone acrílico para empurrar o produto na fenda. Depois, remova qualquer excesso e espalhe o resto do produto nas áreas onde o selante não foi suficiente. Remova o excesso de vedante acrílico do seu dedo e mantenha por perto uma taça com água para que o dedo se mantenha húmido. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse