7 minutos de leitura
Tudo bem vedado

É bom saber: As melhores calafetagens e vedantes de silicone

É bom saber: As melhores calafetagens e vedantes de silicone

Os silicones vedantes são selantes potentes e fáceis de utilizar, adequados para inúmeras aplicações. No entanto, existem muitos tipos diferentes de calafetagens e adesivos disponíveis, por isso é importante encontrar o melhor selante de silicone para cada trabalho. Siga o nosso guia sobre os princípios básicos dos vedantes de silicone e comece a preencher fissuras hoje mesmo.

Neste artigo

O que é silicone vedante?

O silicone vedante é um tipo de selante adesivo que pode ser utilizado numa série de aplicações domésticas e profissionais. A maioria dos vedantes de silicone são altamente resistentes às condições climatéricas, à temperatura, à água e aos produtos químicos, o que os torna versáteis para utilização em interiores e exteriores.

Os adesivos vedantes de silicone são formulados para serem flexíveis, elásticos e estáveis em muitas condições, incluindo calor e frio, o que os torna muito úteis na construção e nas reparações. A maior parte deles tem uma consistência semelhante a um gel, em oposição à textura mais semelhante a uma cola dos adesivos à base de polímeros. Além disso, ao contrário de muitas super colas e vedantes comuns, os vedantes de silicone têm de secar corretamente antes de atingirem uma união total. Para a maioria dos vedantes de silicone, isto demora entre 24 horas a vários dias, quando são aplicadas camadas mais pesadas.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Quais são as utilizações comuns dos selantes de silicone?

Os silicones vedantes podem ser utilizados para colar muitos materiais comuns, incluindo plástico, metal, vidro e cerâmica. Provavelmente, a utilização doméstica mais comum dos adesivos vedantes de silicone é a selagem de fissuras. Dado que estes vedantes são muito simples de utilizar, e a sua consistência é fácil de manusear, a aplicação de vedantes de silicone em todas as fendas, fissuras ou rachas é muito simples.

Dado que o silicone é à prova de água, os vedantes de silicone são adequados para reparações à volta de banheiras, torneiras, sanitas e lavatórios. A forte união criada pelos silicones vedantes também os torna úteis para trabalhos de construção, especialmente no exterior. Os vedantes de silicone são normalmente utilizados para vedar janelas a caixilhos, pois proporcionam uma selagem resistente à água que mantém uma forte união contra condições climatéricas adversas. Pelas mesmas razões, o vedante de silicone é frequentemente utilizado em automóveis, eletrodomésticos e para vedar cabos e sensores em dispositivos eletrónicos.

Precisa de inspiração para o seu projeto de silicone? Veja este vídeo. Demonstra como reparar as juntas de uma banheira, de forma simples e barata, com um silicone vedante da Pattex.

You need to accept cookies to play this video

Como escolher a melhor silicone vedante

Embora os selantes de silicone sejam versáteis e possam ser utilizados para muitas aplicações, alguns são melhores para tarefas e materiais específicos.

  • Em caso de temperaturas elevadas
    Para aplicações expostas a altas temperaturas, procure um adesivo vedante de silicone resistente a altas temperaturas, como o Pattex RF999 Chaminés e Estufas. É um vedante refratário resistente a temperaturas extremas até aos 1500ºC, e com excelente adesão sobre a maioria dos suportes usados em construção, o que o torna a escolha perfeita para reparações em barbecues, chaminés, fornos, estufas, caldeiras, tubos de escape de automóveis e para zonas já tratadas com fibra de vidro.
  • Em caso de humidade 
    Os vedantes de silicone são ótimos para uniões expostas à água ou à humidade atmosférica. Para uma solução rápida ao vedar fugas, colocar azulejos, reparar vidros ou qualquer trabalho que possa ficar molhado, experimente o Pattex Casa de Banho e Cozinhas Sã. Ideal para vedar juntas em casas de banhos e cozinhas, é resistente aos fungos, evitando o escurecimento das juntas por mais tempo. E garante vedações estanques nos materiais mais comuns nestas áreas, como cerâmicas vitrificadas ou esmaltadas, mármore, Silestone®, Corian®, azulejos, granito, porcelana, vidro, melamina, madeira, fibra de vidro, alumínio anodizado, etc.
  • Para projetos de construção
    Para projetos de construção, tais como a vedação de fendas ou fissuras à volta de janelas, caixilhos de portas, rodapés, paredes e molduras, uma calafetagem que combine acrílico e silicone é uma escolha inteligente. A selagem do Pattex Acril 1 Paredes e Fendas adere à madeira, paredes de gesso, gesso, metais, tijolo, betão e alvenaria e pode ser pintada se utilizar tinta de látex.
  • Para diversos projetos
    Se andas às voltas com vários projetos e está à procura de um adesivo vedante de silicone que faça tudo, experimente um selante multiusos como o Pattex Perfect CASA Universal. É resistente aos fungos, e pode ser utilizado tanto no interior como no exterior, em materiais como vidro, madeira, cimento, cerâmica, PVC, metal e plásticos e muitas outras superfícies comuns, o que o torna uma escolha fácil para reparações domésticas. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse