5 minutos de leitura
Barreira duradoura contra a humidade

Silicone para cozinha: Mantenha a água fora e a sua cozinha perfeita

Silicone para cozinha: Mantenha a água fora e a sua cozinha perfeita

Se a água se infiltrar nas fissuras entre os materiais e superfícies domésticas, poderá causar problemas. Com silicone para cozinha, vai conseguir certamente evitar este incómodo.

Neste artigo

Para que é utilizado o silicone para cozinha?

Em divisões como as cozinhas, onde a água e o vapor estão frequentemente presentes, o silicone para cozinha veda a humidade e o ar para criar uniões fortes entre os materiais domésticos. Por exemplo, pode utilizar o silicone de cozinha para preencher os espaços entre os lava-loiças e as bancadas da cozinha ou entre as bancadas e os revestimentos ou azulejos. De aspeto branco ou translúcido, e ligeiramente elástico ao tato, o silicone para cozinha é vital sempre que a água e o vapor possam entrar nas fissuras e causar problemas.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Como utilizar eficazmente o silicone de cozinha

As cozinhas e as casas de banho são áreas de tráfego intenso que sofrem muito desgaste, pelo que precisam de um silicone de cozinha formulado para durar. Para evitar problemas relacionados com a água, como humidade ou bolor, escolha um produto que seja flexível e duradouro, e siga estes passos simples.

  1. Limpe. Para garantir a melhor vedação, certifique-se de que a área e as superfícies em que está a trabalhar estão limpas, secas e sem quaisquer objetos estranhos, como pó, detritos e sujidade.
  2. Prepare-se. Use luvas para proteger as suas mãos.
  3. Use fita adesiva. Para criar um cordão de silicone de cozinha limpo e suave, aplique fita adesiva em ambos os lados da junta.
  4. Corte. Corte uma abertura com cerca de 10 milímetros de largura na ponta do cartucho de silicone, num ângulo de 45 graus.
  5. Aplique. Utilizando uma pistola de calafetagem, aplique o silicone para cozinha com uma pressão constante, forçando-o para o interior da junta.
  6. Alise. Antes de o cordão secar, utilize uma ferramenta de alisamento para suavizar e forçá-lo a preencher a junta, formando assim a melhor vedação possível. Isso também irá remover qualquer excesso de produto, que pode ser raspado faseadamente enquanto se alisa o silicone.
  7. Finalize. Retire a fita adesiva e deixe o vedante curar durante o tempo especificado nas instruções do produto.

Escolher o melhor silicone de cozinha para os seus projetos de bricolage

Os silicones de cozinha comuns podem oferecer resultados abaixo do esperado. Alguns deles não são laváveis e outros acumulam pó, bolor e mofo. Pattex Casa de Banho e Cozinha Sã elimina estes problemas, criando efetivamente uma barreira resistente aos fungos, evitando o escurecimento das juntas por mais tempo. É perfeitamente recomendado para a vedação de juntas em bancadas, pias, e lava-loiças, móveis, etc. Possui boa aderência aos materiais mais comuns em cozinhas como: cerâmicas vitrificadas ou esmaltadas, mármore, Silestone®, Corian®, azulejos, granito, porcelana, vidro, madeira, e muito mais. Além disso, é resistente à mudança de cor e à abrasão provocada por produtos de limpeza comuns.

Em alternativa, o Pattex Interior Preenche & Repara tem uma fórmula que torna simples o trabalho de vedar. Este produto alisa-se facilmente, e está preparado para ser pintado após 1 hora. O acabamento perfeito é tão fácil de conseguir que irá procurar espaços para preencher e pintar!

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse