Esqueceu-se da sua pistola de silicone? Não se preocupe, nós explicamos-lhe como aplicar silicone sem pistola, e o que precisa para fazer uma aplicação simples. Só necessita do nosso guia prático, e de um pouco de força de braços.
Sem dúvida que as pistolas de silicone são uma ferramenta extremamente útil para qualquer tipo de trabalho de vedação. Usar uma pistola de silicone torna o trabalho mais rápido, mais limpo, e mais preciso. A pistola não só ajuda a simplificar e a acelerar o trabalho, como também reduz o desperdício, permitindo espremer até à última gota de silicone do tubo.
No entanto, se se vir confrontado com um trabalho de vedação, e não tiver uma pistola de silicone, nem tudo está perdido. É possível aplicar silicone sem pistola se estiver numa situação de aperto.
Antes de começar, tenha em conta a formulação do silicone, e qual a sua intenção de utilização, para decidir se vale a pena ir buscar uma pistola de silicone.
Eis alguns fatores a ter em conta antes de tentar realizar esta tarefa à mão.
O material é importante quando se trata de vedar. O produto com que está a trabalhar é à base de silicone ou de látex? O silicone, que é normalmente utilizado em casas de banho e cozinhas, tem uma aderência elevada, o que dificulta a limpeza se sair da área pretendida. Para ajudar a controlar a aplicação, proteja as laterais da junta com fita-cola de pintor, para garantir que o produto se mantém dentro da área pretendida.
O látex é um material mais maleável, e mais fácil de limpar após uma aplicação à mão. Se vedar fora da zona pretendida, basta utilizar um pano húmido com sabão para limpar o excesso de sujidade.
Em que tipo de área está a trabalhar? Se estiver a vedar juntas, a linha do cordão será visível e tem de estar bem definida. Se estiver a utilizar um adesivo de montagem, para aderir/colar a superfícies não visíveis, não tem de se preocupar tanto com a limpeza final do trabalho.
Antes de começar, reúna estas ferramentas úteis para uma aplicação limpa e simples:
silicone
lâmina de barbear ou tesoura
fita-cola de pintor (para delimitar as juntas)
luvas descartáveis
água morna com sabão
pano
ferramenta para alisar
misturador de tinta em madeira (para ajudar a empurrar o silicone para fora do tubo)
Agora que já reuniu os seus materiais, aprenda a instalar silicone sem pistola.
- Se aplicar silicone como vedante de juntas: Coloque fita-cola em ambos os lados da superfície, criando um caminho orientador para a linha do cordão.
- Corte o aplicador num ângulo de 45°, com o tamanho de cordão pretendido.
- Para abrir o silicone sem uma pistola: Corte a ponta do cartucho com uma lâmina, e coloque o aplicador. Se o aplicador estiver incorporado no cartucho, perfure-o para o abrir.
- Agarre o tubo com firmeza, em ambas as extremidades.
- Aperte a parte inferior do tubo com firmeza para distribuir o cordão de silicone. Aplique uma quantidade uniforme de pressão no tubo, enquanto o desloca ao longo da linha da junta. Se ajudar, utilize um misturador de tinta ou um pau de madeira, para empurrar o silicone para fora do tubo.
- Depois da junta estar vedada, alise a linha do cordão de silicone com um dedo húmido, usando uma luva, ou com uma ferramenta de alisamento.
- Retire cuidadosamente a fita-cola de pintor para revelar a junta bem vedada.
Se apertar o tubo não estiver a resultar, corte a extremidade do tubo (do lado oposto ao aplicador) e utilize um dedo com luva para raspar, retirar e aplicar o silicone na junta.
Partilha os teus projetos