5 minutos de leitura
Claramente a melhor escolha

Silicone transparente: não está bem a ver como é versátil

Silicone transparente: não está bem a ver como é versátil

Se precisa de colar ou vedar de forma invisível o seu projeto de bricolage, que tal escolher o silicone transparente? Este produto multiusos pode ser usado como adesivo ou selante transparente, não só para trabalhos manuais, como também para projetos de maior envergadura, como vedar as suas janelas.

Neste artigo

Características do silicone transparente

Produtos de silicone transparente, para colar ou vedar, são adequados para uma vasta gama de superfícies e projetos. Permitem criar uniões flexíveis e preencher fendas, resistindo ao impacto, a fungos e a mudanças de temperatura. O Pattex Perfect Casa Universal, com opção transparente, permite criar selos impermeáveis e protetores em múltiplos materiais e é concebido tanto para uso interior como exterior.

Materiais necessários

 

Conselhos do Profissional

Aplicações do silicone transparente

Produtos como o Pattex SP101 Transparente, com tecnologia Flextec, que oferece excelente poder de vedação e colagem, podem ser utilizados para reparar muitos objetos, desde painéis, revestimentos em geral, rodapés, ladrilhos e lava-loiças. Ou como o Pattex Casa de Banho e Cozinhas Sã, que é recomendado para vedação de juntas nos materiais mais comuns em casas de banho e cozinhas, como cerâmicas vitrificadas ou esmaltadas, mármore, azulejos, granito, porcelana, vidro, madeira, fibra de vidro, alumínio, etc. 

Pode usar diferentes tipos de silicone transparente em muitos materiais de construção comuns. Como a fórmula de cada produto é única, verifique as instruções do fabricante para garantir que o silicone transparente que selecionou é adequado para o seu projeto.

Como usar o silicone transparente

Quer pretenda usar silicone transparente para colar ou vedar, convém sempre primeiro preparar a sua área de trabalho e ter em conta algumas precauções básicas de segurança. Esta secção diz-lhe como deve proceder.

Preparação e segurança

Prepare a sua área de trabalho e as superfícies. É importante que a sua área de trabalho esteja limpa e as superfícies que pretende colar ou vedar estejam secas e isentas de pó, gorduras e sujidades. Além disso, certifique-se de que a temperatura ambiente é adequada às especificações do seu produto.

Prepare o seu silicone transparente. Se o seu produto tiver uma tampa, retire-a, perfure o selo interno, e prenda um bocal. Corte a ponta do cartucho e a cânula de acordo com a abertura desejada.

Trabalhe com segurança. Aplique o produto e deixe-o secar numa área bem ventilada. Use luvas de proteção e lave bem as mãos depois de terminar.

Usar silicone transparente para colar

Se necessário, lixe ligeiramente as superfícies. Se estiver a colar superfícies de borracha ou plástico, lixá-las ligeiramente irá melhorar os seus resultados.

Aplique o silicone transparente. Aplique o seu produto numa das superfícies a colar.

Pressione e seque. Mantenha os materiais juntos sob pressão, se possível com pinças ou grampos de fixação, para ficarem presos no lugar durante o tempo de secagem indicado pelo fabricante.

Usar silicone transparente para vedar

Aplique o vedante transparente. Aplique com pressão constante, para forçar o vedante a entrar na junta. Veja as instruções do fabricante sobre a largura e profundidade apropriada da junta, e sobre a utilização de cordão de fundo.

Alise a superfície. Passe com uma espátula para alisar a superfície do vedante, dentro do tempo indicado nas instruções do produto.

Limpeza

Limpe a sua área de trabalho e as suas ferramentas. Limpe imediatamente as suas ferramentas e a sua área de trabalho de resíduos de silicone, utilizando álcool ou produtos que contenham acetona. Caso seja necessário, retire cuidadosamente os resíduos de silicone secos utilizando uma ferramenta afiada.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse