5 minutos de leitura
Sele este guia na sua mente

Vedante para bancada de cozinha: Tudo o que precisa de saber

Vedante para bancada de cozinha: Tudo o que precisa de saber

Não deixe que a remodelação da sua cozinha esgote as suas energias! O nosso guia tem tudo o que precisa saber sobre aplicação de silicone de cozinha. Vamos explicar como selar o lava-loiça à bancada, como aplicar silicone para granito e como encontrar os melhores vedantes para bancada de cozinha.

Neste artigo

Como aplicar vedante na bancada da cozinha

O vedante na bancada da cozinha é um componente importante na proteção da sua cozinha. Sem um bom silicone, a água pode infiltrar-se pelas bordas do seu lava-loiça e causar danos. É importante fazer a manutenção da vedação com regularidade, verificando se existem rachaduras e mofo e substituir imediatamente se esse for o caso.

Materiais necessários

 

Se precisa selar um lava-loiças novo ou substituir o silicone existente, deve seguir estes passos:

  1. Para substituir o silicone existente, remova completamente qualquer resíduo de silicone.
  2. Limpe a área com álcool e deixe secar.
  3. Aplique a fita-cola de pintor nas duas bordas do lava-loiça. A fita-cola ajudará a guiar o procedimento, a fim de conseguir linhas perfeitas.
  4. Corte a ponta do tubo de silicone de cozinha com a espessura que desejar.
  5. Perfure o cartucho e insira na pistola de silicone.
  6. Faça um primeiro teste numa superfície descartável.
  7. Posicione a ponta do cartucho em uma das juntas, começando por uma extremidade, pressionando o gatilho da pistola de silicone de modo uniforme por todo o perímetro do lava-loiças.
  8. Uniformize a aplicação pressionando o dedo molhado ou uma ferramenta dedicada.
  9. Remova a fita-cola de pintor e deixe secar antes de utilizar o lava-loiças.

Remover a fita-cola pode deixar uma margem levantada no contorno do selante ou remover uma pequena quantidade dele. Se esse for o caso, faça uma segunda uniformização do silicone após remover a fita-cola.

Conselhos do Profissional

Aplicação de silicone para granito: O que precisa saber

Granito é uma pedra dura e duradoura que não desgasta facilmente. A sua força e beleza a torna uma escolha popular para bancadas de cozinhas e casas de banho. Os passos para aplicar silicone em bancadas de granito são os mesmos para qualquer tipo de aplicação com silicone (veja as instruções acima).

A única coisa a ter em consideração, quando aplicar silicone para granito é que o material escolhido seja compatível com a pedra, para evitar manchas com um produto não adequado. Certifique-se também que a cor corresponda. Para as bancadas, é preferível escolher um vedante transparente, de cor amêndoa ou semelhante. O granito pode ter uma cor mais escura, por isso escolher um vedante branco resultará em linhas óbvias e incompatíveis em torno das suas bancadas.

O melhor vedante para bancada de cozinha

Quando se trata de aplicar vedante na bancada da cozinha, é importante escolher um silicone que seja concebido para ser forte, à prova de água e resistente ao bolor.

Pattex Casa de Banho e Cozinhas Sã é a melhor escolha! Resiste aos produtos de limpeza e ao crescimento de fungos e bolor evitando o escurecimento das juntas. Compatível com cerâmicas vitrificadas ou esmaltadas, mármore, azulejos, granito e muitas outras superfícies.

Um excelente produto em alternativa é o Pattex Perfect CASA Universal. Este silicone acético de primeira qualidade, para além de concebido para o uso em multimateriais, no interior ou no exterior da sua casa, é resistente aos fungos.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse