6 minutos de leitura
Silicone cola plástico: Pode confiar!

Selante para plástico: O adesivo ideal para o plástico ideal

Selante para plástico: O adesivo ideal para o plástico ideal

Existem plásticos de muitos tipos, formatos e tamanhos. Por isso, é importante escolher o selante cola plástico apropriado para plástico que precisa selar.  O nosso guia irá explicar tudo sobre diferentes selantes de plástico líquidos e indicar quais são os selantes ideais para projetos múltiplos.

Neste artigo

Selante para plástico: Um não serve para todos

Existem muitos tipos de plásticos diferentes. Os plásticos fazem parte da composição da maior parte dos objetos como móveis, utensílios de cozinha, partes de objetos eletrónicos, materiais de construção, brinquedos, roupas, acessórios e muito mais. Quando o plástico se parte, é fácil deitá-lo fora. Mas, estes objetos são fáceis de reparar com o silicone cola plástico apropriado.

Leia sempre as instruções do fabricante para garantir a compatibilidade entre o material e o selante de plástico escolhido.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Tipos de silicone cola plástico e adesivos

Visto a grande variedade de plásticos existentes, o tipo de selante depende grandemente do tipo de projeto ou reparação que pretende fazer. Aqui estão alguns exemplos de trabalhos e os selantes de plástico adequados a eles.

SILICONE COLA PLÁSTICO

Selantes em silicone vêm em cartuchos que requerem uma pistola de silicone. Este tipo de selante para plástico é ideal para projetos de construção, tal como instalação de janelas, acabamentos, canalização ou outros projetos de peso. É adequado também para uso em água, se assim especificado na ficha técnica do produto.

ADESIVOS DE DOIS COMPONENTES

Adesivos de dois componentes e adesivos epóxis vêm em tubos com êmbolos. Estes tipos de selantes precisam que as duas partes sejam misturadas antes da aplicação, ou que seja feita uma aplicação de uma pré camada na superfície com um primário. Estes tipos de selante para plástico são rígidos, fortes e concebidos para aderir em superfícies de difícil união como plásticos PP e PE.

SELANTES PARA PLÁSTICOS LÍQUIDOS

Algumas colas de silicone para plástico vêm em tubos individuais e requerem uma aplicação em um só passo. Estes selantes de plástico proporcionam um selo flexível e são destinados para uso em plásticos macios, tal como boias de piscina, guarda-chuvas e equipamento para campismo.

O melhor silicone para colar plástico para o seu projeto

Visto a grande variedade de plásticos existentes, o tipo de selante depende grandemente do tipo de projeto ou reparação que pretende fazer. Aqui estão alguns exemplos de trabalhos e os selantes de plástico adequados a eles.

SILICONE COLA PLÁSTICO À PROVA DE ÁGUA

Para reparar sapatos ou pequenos vazamentos na canalização, recorra a Pattex Repair Extreme. Este adesivo extra forte é perfeito para colar plásticos ABS, PVC, metacrilato, policarbonato, esferovite, poliéster, nylon, borracha e muito mais. Este produto flexível e resistente à água de última geração, suporta condições extremas graças a sua tecnologia Flextec.  

Para outros projetos que requerem um adesivo para vedação de alto desempenho num grande número de plásticos e outros materiais, experimente Pattex SL650 Caixilharia e Juntas Qualidade. Este produto foi concebido para uma excelente aderência sobre uma grande variedade de materiais plásticos e não só. Sem necessidade de primário, é ideal para múltiplos projetos. 

SELANTE PARA PLÁSTICO NÍVEL PROFISSIONAL

O silicone mais versátil da gama PRO é o Pattex SP101 Original. Este produto polivalente oferece um excelente poder de vedação e colagem em um número variado de plásticos e de outros materiais. 

SELANTES PARA PLÁSTICO MULTI FUNCIONAIS

Para plásticos mais difíceis de unir (PP e PE) utilize um selante de dois componentes (epóxis) concebido especialmente para este tipo de união.

Para uma união forte com excelente resistência e flexibilidade escolha Pattex SP101 Original. Este adesivo pode ser usado em plásticos técnicos, tal como Policarbonatos, PVC, Metacrilato, ABS, Poliestireno, e Poliéster-Fibra de vidro.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse