5 minutos de leitura
Uma cola para (quase) tudo

Cola universal: Um adesivo para todos os fins?

Cola universal: Um adesivo para todos os fins?

O termo "cola universal" implica que pode utilizá-las para qualquer projeto que deseje. Embora estes adesivos polivalentes sejam de facto adequados para uma vasta gama de aplicações, nenhum produto é perfeito para todos os trabalhos de bricolage. Este guia diz-lhe o que precisa de saber para poder escolher e utilizar a cola universal certa para os seus projetos.

Neste artigo

Propriedades e aplicações da cola universal

A maior vantagem de comprar colas universais é que podem ser utilizadas para as mais diversas aplicações. Alguns adesivos polivalentes são mesmo capazes de trabalhos que vão desde a reparação de pequenas peças domésticas até à construção de objetos de dimensões industriais.

Materiais necessários

  • Pattex Crocodile Power Cola Universal
 

No entanto, nem todas as colas universais são feitas da mesma maneira. Leia as letras pequenas nas informações do produto para se certificar de que a cola universal que selecionou é realmente o melhor adesivo para o seu projeto.

Por exemplo, aqui estão algumas das características que pode esperar da Pattex Crocodile Power Cola Universal:

  • Uma verdadeira cola para todos os fins
  • Adequada para uma variedade de trabalhos manuais, de reparação e construção
  • Transparente, para reparações invisíveis
  • Garante resultados rápidos
  • Fórmula durável, sem solventes e compatível com muitos materiais porosos e não porosos

No entanto, esta cola universal não é adequada para utilização em polietileno, polipropileno ou teflon.

Conselhos do Profissional

Instruções: Como utilizar o adesivo universal

Tenha sempre em mente a segurança ao trabalhar. Use luvas, lave as mãos, proteja a área de trabalho e use a sua cola universal numa área bem ventilada.

  1. Prepare as superfícies. As superfícies que deseja colar devem estar secas, limpas, livres de gordura e poeira. Remova quaisquer resíduos e contaminantes com um solvente como álcool ou acetona, depois de ter testado a compatibilidade do solvente com a superfície. Lixe ligeiramente quaisquer pinturas ou vernizes para melhorar a aderência. Se necessário, proteja as áreas adjacentes com papel alumínio ou fita de pintor antes de aplicar a cola. Se estiver a colar duas superfícies não porosas, poderá ter de as humedecer com pano húmido antes de aplicar a cola universal (consultar as instruções do produto).
  2. Verifique o ajuste das peças. É recomendado pré-ajustar todos os materiais antes de aplicar a sua cola universal para garantir o alinhamento adequado das peças.
  3. Aplique a cola adesiva universal. Abra o seu adesivo universal, aplique uma camada fina sobre uma das peças e pressione contra a superfície a unir. Mantenha as duas superfícies unidas, com uma fita ou grampos, durante pelo menos 30 minutos, ou o tempo indicado nas instruções do produto. Para duas superfícies não porosas, aplicar uma camada fina de cola uniformemente sobre uma das superfícies a unir, e deixar secar durante 2-3 minutos. Passado este tempo, faça a união das duas superfícies e mantenha-as unidas firmemente, se necessário com uma fita ou grampos.
  4. Limpeza. Feche a sua embalagem de cola universal imediatamente após ter terminado o trabalho. Em seguida, limpe as suas ferramentas e qualquer resíduo adesivo, usando um pano seco e um solvente. A cola depois de seca só pode ser retirada mecanicamente com as ferramentas adequadas.
  5. Armazenamento. Armazene a sua cola universal num local seco e fresco, fechada dentro da embalagem original, e nas condições de armazenamento corretas. Veja nas instruções do fabricante se há qualquer outro tipo de cuidado que deve ter em conta.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse