6 minutos de leitura
Não ande com buracos

Cola para tecido: Tudo o que precisa saber

Cola para tecido: Tudo o que precisa saber

Adeus rasgos e buracos. Olá facilidade: A cola para tecido correta é tudo o que precisa para repara roupas e outros materiais.

Neste artigo

O que é cola para tecido?

As costuras das suas calças de ganga preferidas abriram-se? Ou o seu guarda-sol mais giro está rasgado? Não se preocupe, pode consertá-los sem tocar na linha e na agulha. Simplesmente use cola para tecido.

A cola para tecidos vem em formato líquido, formulado especificamente para reparar e emendar materiais flexíveis como bancos de cabedal, almofadas, roupas, lona e equipamento de exterior. A sua natureza flexível torna-a perfeita para materiais que se dobram, esticam e se movem constantemente.

Materiais necessários

Esta cola não é limitada aos materiais mencionados. Também pode utilizá-la para reparar vidro, metal, cerâmica, couro, madeira e muito mais. Se os seus acessórios de piscina ou praia estão estragados, a cola para tecido pode repará-los. O mesmo para a sua gabardine ou acessórios de acampamento. A cola para tecidos não enfraquece com o tempo, nem com a exposição ao sol. Uma vez aplicada a sua união irá durar por muito tempo.

Conselhos do Profissional

Como reparar roupa rasgada com cola para tecido?

Se as suas roupas estão rasgadas, uma simples cola para tecido vai resolver o seu problema. Siga estas instruções:

  1. Primeiro, pré-lave o tecido, evitando usar amaciador de roupa.
  2. Aplique uma linha fina de cola para tecido na roupa ou acessório. Comprima a cola na roupa. Se necessário, sustente as peças, usando fita adesiva, ganchos ou pinças até que a união da cola para tecido esteja completa.
  3. Deixe secar entre 2 a 4 horas, no mínimo. A cola de tecido é lavável após 48 horas.

Cola de tecido para ganga

Para colar ganga, o método é ligeiramente diferente devido à relativa densidade do material. Estas são as instruções para que as calças velhas se tornem como novas com a cola para tecido:

  1. Vire a peça do avesso e posicione um pedaço de cartão por trás do rasgo. Se o material não estiver estável, use fita adesiva para manter o cartão no lugar.
  2. Use um pau de giz para desenhar a área onde pretende aplicar a cola de tecido.
  3. Use uma pequena escova para limpar as bordas exteriores das duas áreas que irão ser coladas. Recomendamos uma escova com ventilador, para conseguir aplicar uma camada fina e homogénea de cola para tecido numa superfície relativamente larga, sem deixar fibras para trás.
  4. Se estiver a utilizar um pedaço de denim, pode então colocá-lo por cima da área colada e deixá-la secar e unir.

Cola de tecido e artesanato

Para projetos de artesanato, recomendamos a cola Pattex Têxtil. Esta versátil cola para tecido é ideal para colar roupas porque seca de forma transparente, pode ser reposicionada e não escorre pelo material. Siga as instruções da embalagem após ler este guia genérico:

  • Certifique-se de que as superfícies estão limpas e secas. Pattex Têxtil cola uma vasta gama de combinações de materiais, mas não é indicada para polietileno, polipropileno e esferovite.
  • Para uma boa união, pulverize as duas superfícies. Assegure-se de que as peças estão perfeitamente alinhadas e pressione-as durante alguns segundos.
  • A cola estará seca após 24 horas e poderá ser lavada

Como remover cola de tecido

Se a cola derramar ou pingar, utilize acetona enquanto a cola de tecido ainda estiver líquida, e caso o tecido não seja muito sensível. Se o cola tiver começado a secar, então coloque a peça em água fria e deixe-a de molho por uma noite. De seguida use uma faca de lâmina plana para remover o excesso de cola. Repita estes dois passos até todos os resíduos terem sido removidos.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse