5 minutos de leitura
Dê o passo certo

Tudo a seus pés: O que precisa mesmo de saber sobre cola para sapatos

Tudo a seus pés: O que precisa mesmo de saber sobre cola para sapatos

Se o seu calçado favorito já teve melhores dias, a cola para sapatos pode ajudar a dar-lhe uma nova vida. Como é que isso é possível? Passo a passo, vamos mostrar-lhe tudo o que precisa de saber.

Neste artigo

Cola para sapatos: Reparar calçado estragado

Até os melhores sapatos se podem estragar de vez em quando. São coisas que acontecem. A questão é: vai ter de levá-los ao sapateiro, ou vai conseguir repará-los sozinho? Existem grandes soluções disponíveis para o ajudar a fazer estas reparações por sua conta. Com a cola certa, está nas suas mãos reparar qualquer tipo de estrago nos seus sapatos.

Uma cola para sapatos de qualidade, como a Pattex Especial Calçado, é especificamente formulada para colar e durar. E porque permite uniões em diferentes combinações de materiais, rapidamente vai conseguir grandes resultados nas suas reparações, poupando assim tempo e dinheiro.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Passo a passo, como colar solas de sapatos

Se optou por fazer a reparação por sua conta, esteja tranquilo: colar sapatos é fácil e rápido. E seja qual for o tipo de calçado, uma cola para sapatos de qualidade é o ideal para si.

Para se preparar, certifique-se de que a superfície de trabalho está limpa, sem gorduras, pó ou outras sujidades. Além disso, é melhor trabalhar à temperatura ambiente, evitando temperaturas extremas abaixo de -15°C ou acima dos 40°C. E para obter os melhores resultados, use uma lixa de grão fino nas superfícies lisas, tais como plástico duro ou metal normalmente encontrado em botas de trabalho em couro.

Agora sim, já está pronto para começar:

  1. Remova a tampa, antes de pressionar o tubo de cola.
  2. Aplique uma camada fina de cola para sapatos sobre uma das superfícies a colar. Por exemplo, se quiser reparar uma sola descolada, aplique a cola para sapatos só na superfície da sola.
  3. De seguida, pressione ambas as partes uma contra a outra. Certifique-se de fazer isso o mais rápido possível, após aplicar a cola de sapatos, para obter os melhores resultados. Para garantir que as partes coladas estão bem unidas, recomendamos que utilize elásticos, fita adesiva, ou grampos.
  4. Utilize um pau de madeira para remover qualquer excesso de cola entre o sapato e a sola.
  5. Quando tiver a certeza de que as superfícies estão coladas, deixe o material secar no mínimo por 2 horas. A cola só chegará à sua configuração final após 48h.

Quando a cola estiver bem fixa, quase nada a poderá voltar a separá-la; a maioria das colas para sapatos são concebidas para resistir a temperaturas quentes e frias. Escolha uma cola para sapatos que também seja resistente à água e ao choque, e a sua reparação ficará praticamente indestrutível.

Há mais do que uma maneira de colar sapatos

Os sapatos não foram todos feitos para as mesmas circunstâncias. Alguns são utilizados em situações mais extremas e, por isso, também necessitam de um tipo de reparação à altura do desafio.

Nesses casos, uma boa opção é a Pattex Repair Extreme, uma cola para sapatos extraforte, de última geração. Graças à sua tecnologia Flextec é indicada para colar nas situações mais exigentes, e em múltiplos materiais.

Dúvidas sobre cola para sapatos

  • Preocupado em sujar tudo com cola? Não vale apena. Muitas colas para sapatos, como as da Pattex, permitem uniões transparentes. Por isso, nunca ninguém vai saber que colou os seus sapatos!
  • A cola para sapatos é eficaz? Sem dúvida! A Pattex Especial Calçado é uma cola ideal para múltiplos materiais, como borracha, couro, cortiça, feltro e espumas suaves.
  • A cola para sapatos funciona mesmo em más condições climatéricas ou de terreno? A resposta é sim! Esta cola foi especialmente formulada para ter resistência contra os impactos e a água.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse