4 minutos de leitura
Adesivo tudo-em-um

Cola vinil: Para pavimentos e muito mais

Cola vinil: Para pavimentos e muito mais

Se pensa que os adesivos de vinil são apenas para pavimentos, pense novamente. Também pode utilizá-los para reparar materiais plásticos, tais como assentos em vinil, malas de nylon, brinquedos e mais. Continue a ler para saber como aplicá-los!

Neste artigo

Adesivo de vinil: O verdadeiro tudo-em-um

Muitas pessoas só pensam em pavimentos vinílicos quando ouvem o termo “adesivo de vinil”. No entanto, algumas colas de vinil flexíveis são formuladas para reparar produtos versáteis, desde almofadas a lonas, expandindo consideravelmente os usos para colas vinílicas.

Conselhos do Profissional

Qual é o vinil adesivo adequado para o seu projeto?

Ao selecionar um vinil adesivo, você deve ter em conta o tipo de superfície que pretende colar. Os materiais flexíveis requerem um adesivo que crie uniões igualmente flexíveis.

O número de colas de vinil para pavimentos disponíveis está continuamente a crescer devido à vasta gama de revestimentos de pisos vinílicos. Os nomes frequentemente são autoexplicativos: é óbvio que é necessário um adesivo de vinil para ladrilhos vinílicos. No entanto, também tem de ter o seu substrato em mente. Afinal de contas, um adesivo que une o vinil à madeira pode não o ligá-lo ao betão ou mesmo a outros pedaços de vinil.

Como aplicar cola de vinil

PREPARAR

  1. Prepare sua área de trabalho e superfície. Certifique-se de ter uma área limpa para o seu projeto. As superfícies devem estar limpas, secas e livres de pó e gordura.
  2. Verifique o encaixe. Verifique se as peças a serem coladas encaixam perfeitamente entre si.
  3. Jogue pelo seguro! Ao usar cola para vinil, certifique-se de que está a trabalhar em uma área bem ventilada. Use luvas e lave as mãos após o uso para evitar irritação da pele.

REPARAR PEQUENAS RUPTURAS E RASGOS

Aplicação. Aplique cola de reparação de vinil nas bordas das áreas danificadas. Pressione os bordos juntos e fixe-os no lugar com fita adesiva até que a cola esteja sólida.

REPARAR GRANDES RUPTURAS E RASGÕES

  • Reforçar os materiais. Coloque um pedaço de material adequado, como pano ou fibra de vidro, debaixo da área danificada para reforçá-la.
  • Aplicação. Aplique a cola de vinil nas bordas da área danificada. Use fita adesiva para fixar a reparação até que a cola esteja sólida.

FAZER LIGAÇÃO DE CONTACTO

  • Aplicação. Aplique o adesivo de vinil uniformemente em ambas as superfícies e deixe-o secar de acordo com as instruções do fabricante. Se estiver a trabalhar com superfícies porosas, aplique uma segunda demão e deixe-a secar.
  • Reposicionamento. Assegure-se de que todas as peças, tais como as placas de pavimento, estão na posição adequada antes da cola secar.

CURAR E LIMPAR

  • Espere que o adesivo cure completamente antes de o expor à água.
  • Limpe a sua área de trabalho. Pode remover a cola vinil não curada usando acetona ou removedor de verniz de unhas. Corte o adesivo curado usando uma lâmina afiada.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse