5 minutos de leitura
Não podia ser mais simples!

Como remover epóxi de forma rápida e segura

Como remover epóxi de forma rápida e segura

Tem uma área que está cheia de epóxi, e não tem a certeza qual o removedor de epóxi que dever usar para não causar danos nas superfícies? Aprender a remover epóxi endurecida não é tão difícil como pensa. Basta seguir os passos certos!

Neste artigo

Quando remover epóxi

A epóxi está no topo da lista dos produtos mais úteis para os projetos de bricolage. Esta cola muito prática pode ser utilizada numa variedade de materiais como betão, plástico e madeira, quer seja para reparações, renovações ou instalações.

Mas, por que precisaria de remover epóxi? Na verdade, existem vários casos que requerem a remoção de epóxi seca. Sempre que estiver a separar materiais que estão unidos a outra superfície, pode ser que haja restos de epóxi. Além disso, alguns epóxis de qualidade inferior podem perder a sua integridade ao longo do tempo, o que significa que terá de remover a epóxi endurecida e substituí-la por outra mais fresca.

Materiais necessários

  • Pattex Crocodile Power Epoxy
 

Conselhos do Profissional

De que ferramentas precisa para remover epóxi

A lista de ferramentas para remover epóxi é curta e simples. Tudo depende se a epóxi está seca ou não.

Para epóxi seca, vai precisar:

  • Um pano macio, limpo e seco
  • Álcool desnaturado, diluente, ou removedor de cola
  • Uma área de trabalho bem ventilada

Para epóxi por secar, será necessário:

  • Luvas
  • Um pano macio, limpo e seco
  • Álcool isopropílico ou acetona

Outras ferramentas que poderão ser úteis para remover epóxi incluem uma faca ou algo que sirva para raspar, luvas de couro ou borracha para proteger a sua pele, um prato ou panela para colocar a epóxi removida, e óculos de proteção para os seus olhos.

Como remover epóxi de forma segura e eficaz

Remover epóxi indesejada é um trabalho relativamente simples. O segredo é fazer as coisas lentamente, manter todas as ferramentas e produtos necessários ao seu alcance, e garantir que o seu espaço de trabalho está bem ventilado. 

Como remover epóxi de materiais porosos, como madeira ou cimento:

  1. Para estes materiais em específico, utilize acetona como solvente. Os diluentes de tinta e o álcool podem danificar os acabamentos na madeira.
  2. Molhe um pano limpo e macio com acetona, e depois esfregue suavemente nas áreas onde a epóxi precisa de ser removida.
  3. A madeira ou o cimento começará a absorver a acetona, e a epóxi irá soltar-se.
  4. Use a faca ou outra ferramenta para raspar suave e lentamente a cola epóxi, mas com cuidado para não danificar a superfície.
  5. A acetona irá evaporar-se naturalmente, por isso não tem de se preocupar em secar quaisquer zonas húmidas.

Como remover epóxi de superfícies duras e não porosas, como metal:

  1. Como solvente deve escolher um removedor químico de cola, pois estas superfícies duras não irão absorver substâncias semelhantes à acetona.
  2. Certifique-se de usar uma máscara, luvas e óculos de proteção quando estiver a usar um solvente químico. A área de trabalho precisa de ser bem ventilada.
  3. Normalmente, os removedores de cola são pulverizados ou colocados usando um trapo.
  4. Retire os pedaços de epóxi com uma ferramenta de raspagem, tendo atenção para não raspar na sua direção.

Remover epóxi e começar de novo com Pattex!

Agora que removeu a epóxi seca, ou por secar, está na altura de avançar com a sua reparação ou projeto de bricolage. Para isso, sugerimos que utilize uma cola epóxi bicomponente de alta resistência, que assegure um resultado de qualidade.

Uma boa opção é a Pattex Crocodile Power Epoxy, uma cola rápida, infalível e duradoura. Fácil de aplicar, graças à sua seringa com mistura instantânea, esta cola transparente pode ser usada sobre múltiplos materiais, fixa-se em apenas 1 minuto, e é resistente à água e ao exterior.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse