6 minutos de leitura
Como usar cola epóxi

Epóxi: Tudo o que precisa de saber

Epóxi: Tudo o que precisa de saber

Quer esteja a trabalhar com madeira, metais, plásticos, cimento, vidro ou porcelana, o epóxi é a escolha perfeita para obter uniões extrafortes. Depois de aprender a misturar e a aplicar corretamente a cola epóxi, vai poder realizar com confiança o seu projeto. Este guia irá ajudá-lo a obter uma união duradoura para resultados mais profissionais.

Neste artigo

O que é cola epóxi e quais são os seus usos?

Um epóxi é um adesivo de duas partes que se forma quando mistura resina epóxi e um endurecedor. As duas substâncias são armazenadas em recipientes diferentes, mas são misturadas automaticamente no momento do uso, graças a uma seringa dupla de mistura instantânea. Depois de aplicar a cola epóxi nas superfícies, a vida útil do produto começa. Esse é o período durante o qual os materiais a serem colados ainda podem ser movidos.

Materiais necessários

  • Pattex Crocodile Power
 

O epóxi é altamente versátil e extremamente forte, sendo perfeito para projetos de bricolage. Também serve para preencher fendas e orifícios, o que o torna ideal para reconstruções. Além disso, o adesivo epóxi é resistente à água e ao exterior, permitindo-lhe uma maior variedade de usos do que uma cola padrão.

INSTRUÇÕES: COMO PREPARAR E APLICAR A COLA EPÓXI

  1. Limpe e seque as superfícies que deseja colar. Pode ser com a ajuda de álcool ou acetona. Remova qualquer poeira, gordura, sujidade ou humidade.
  2. Lixe suavemente as superfícies, dependendo do material em que estiver a trabalhar. Isso aumentará a aderência do adesivo. Remova o excesso de poeira com um pano seco.
  3. Verifique se as superfícies se encaixam corretamente antes de aplicar a cola.
  4. Corte as pontas da seringa de aplicação. 
  5. Coloque o bocal sobre a abertura da seringa e gire 90° para assegurar a sua utilização.
  6. Posicione a seringa no local onde pretende fazer a união e pressione o êmbolo levemente para sair uma dose do produto.
  7. Adicione uma pequena quantidade de cola epóxi a um dos itens que deseja colar, una-os cuidadosamente e pressione-os firmemente. Os tempos de fixação variam de acordo com o produto, por isso, verifique as instruções na embalagem para obter mais detalhes.
  8. Feche a seringa com a tampa após o uso e guarde-a num local fresco e seco.
  9. Remova o excesso de epóxi.

Conselhos do Profissional

Cola epóxi para metal, madeira, plásticos e outros materiais

Usar um adesivo epóxi para colar metal é uma alternativa útil para, por exemplo, não ter de soldar ou aparafusar. Imagine poder reparar canos, máquinas e eletrodomésticos sem precisar da ajuda de um técnico. Ou ainda, reparar rapidamente um móvel de madeira, uma peça de porcelana ou qualquer item de plástico lá de casa. Tudo isso é possível bastando apenas um adesivo bicomponente: a cola epóxi Pattex Crocodile Power. Rápida, infalível e persistente, cola diversos materiais em apenas 1 minuto.

Faça você mesmo os seus projetos e reparações com esta cola epóxi líquida fácil de usar. Também pode ser aplicada em madeira, mármore, pedra, cimento, vidro e fibra de vidro, couro, cortiça, cartão e tecidos. Portanto, é bastante versátil e confere resultados profissionais.

A Pattex Crododile Power é extraforte e não compromete a cor dos materiais, porque se trata de uma cola epóxi transparente. Além disso, é resistente à água e ao exterior, pelo que garante uma adesão de qualidade e duradoura.

Como remover cola epóxi

Como o epóxi é feito para durar, remover vestígios indesejados pode ser uma tarefa difícil. Mas não é impossível. Veja algumas dicas.

  • Remoção de epóxi seco: Se o epóxi secou e endureceu, terá de usar um diluente de tinta, álcool 96% ou removedor de adesivo. Basta mergulhar um pano no solvente e esfregar no epóxi. Evite o contato com a pele e trabalhe numa área ventilada.
  • Remoção de epóxi não seco: Este é mais macio e, portanto, mais fácil de remover. Basta aplicar acetona ou álcool isopropílico num pano e esfregar a área até que a cola saia.
  • Remoção de epóxi da pele: Se tiver epóxi na sua pele, deve removê-lo o mais rápido possível. Humedeça algodão em vinagre ou em removedor de verniz das unhas com acetona, e esfregue na área até amolecer.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse