5 minutos de leitura
Evite ir por água abaixo!

Silicone de tubos: A forma mais fácil de resolver as fugas nos canos

Silicone de tubos: A forma mais fácil de resolver as fugas nos canos

O silicone de tubos é um ótimo material para utilizar na reparação de fugas que se formam nas juntas entre os seus canos. Estas fugas incómodas podem causar danos com custos de reparação consideráveis se não forem resolvidos a tempo.

Neste artigo

O que é o silicone de tubos?

Muitos silicones de tubos foram concebidos para aplicações industriais, mas também podem ser utilizados em casa. Eles têm componentes de alto desempenho que evitam fugas nas ligações que unem os tubos, mesmo em condições adversas.

Os silicones de tubos oferecem vários benefícios em comparação com as fitas adesivas e massas que também pode usar para vedar canos de PVC. Os produtos de qualidade superior, como o Pattex SL620 Caixilharia e Construção e o Pattex Neutral 3, evitam fugas porque não encolhem, não racham, não se deformam nem se desfazem, mantendo uma elevada elasticidade, resistência e capacidade de alongamento ao longo do tempo. Além disso, têm alta resistência aos agentes atmosféricos, incluindo os raios UV, podendo por isso ser utilizados em canalizações tanto no interior como também no exterior.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Os silicones de tubos e as suas utilizações

Pode utilizar silicones de tubos para impedir que substâncias como a água se infiltrem através das ligações roscadas entre os tubos.

No entanto, nem todos os silicones de tubos são criados da mesma forma. Ao selecionar o silicone de tubo adequado para o seu projeto, é importante certificar-se de que pode suportar o tipo de serviço ou a amplitude de temperaturas ambientais a que estará sujeito. Certifique-se também de que o silicone de tubos é adequado para os materiais com que está a trabalhar, lendo as instruções do fabricante para saber quais os materiais que o produto pode colar. Alguns produtos, como o Pattex SL620 Caixilharia e Construção e o Pattex Neutral 3 são adequados para aplicações em múltiplos materiais, como PVC, vidro, cerâmica, alumínio rígido, betão e aço inoxidável.

Como utilizar silicones de tubos

Selecionar o silicone de tubos adequado é o primeiro passo em qualquer trabalho que envolve vedar tubo de água. Assim que o fizer, siga estes passos para se livrar das fugas.

  1. Prepare-se. Reúna as peças que pretende vedar e o seu silicone de tubos. É também aconselhável o uso de luvas para proteger as suas mãos.
  2. Limpe e prepare todas as superfícies externas e internas. Limpe e desengordure as superfícies (com um produto de limpeza especial, se necessário) e deixe-as secar. Se os materiais a colar forem metais inativos ou se a velocidade de cura não for suficientemente rápida, pode pulverizar um ativador nas superfícies para as preparar.
  3. Aplique uma gota de silicone de tubos à volta da rosca macho principal (360 graus), deixando a primeira rosca livre. Se estiver a trabalhar com roscas maiores, aplique o vedante de tubos nas roscas macho e fêmea.
  4. Introduza a rosca macho na rosca fêmea. Aparafuse as duas peças, o que irá espalhar o silicone de tubos de modo a preencher quaisquer espaços. Aperte-as, se necessário, com uma chave de tubos ou outra ferramenta adequada.
  5. Limpe. Utilize um pano para limpar qualquer excesso de silicone de tubos antes de secar, para obter uma junta limpa e em condições. Como sempre, lave as mãos quando terminar.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse