6 minutos de leitura
Os detalhes fazem a diferença

Como instalar rodapés: O básico

Como instalar rodapés: O básico

Leia o nosso pequeno guia sobre instalação de rodapés e aprenda como colocar e reparar rodapés para criar uma transição elegante entre o seu chão e as paredes. Porque os rodapés não são apenas uma base, e certamente não têm de parecer básicos!

Neste artigo

Rodapés: Defina o seu estilo

Os rodapés vêm em muitos estilos e tamanhos e é possível combinar diferentes tipos de materiais para criar elementos interiores verdadeiramente únicos. Ter em consideração o estilo da sua mobília e o tamanho do seu quarto ou sala, vai ajudá-lo a selecionar o rodapé certo. No fim das contas, o rodapé ideal não serve apenas para cobrir a zona entre o chão e as paredes, mas também realça o estilo geral do espaço em que se encontra.

Materiais necessários

 

Conselhos do Profissional

Como instalar o rodapé e fazer o acabamento

Determine a quantidade de rodapé que vai precisar. Quer esteja a colocar um rodapé novo ou a substituir um acabamento antigo, é necessário medir a área onde o vai querer instalar. Se quiser evitar juntar peças, provavelmente terá de comprar material extra, para que cada peça tenha, pelo menos, o mesmo comprimento que a parede em que a vai fixar. 

Tenha também em conta o material extra para os cortes necessários nos cantos exteriores. Se estiver a substituir um rodapé antigo, poderá substituir o material ao longo de toda a parede para evitar o excesso de juntas.

Prepare a área. Certifique-se de que a área do projeto está livre de poeira e detritos, e remova todo o material antigo que pretende substituir. Passe uma faca ao longo da junção entre o rodapé e a parede para começar a separar os materiais e fazer um corte limpo. Insira uma lâmina longa e plana entre o rodapé e a parede para retirar o rodapé. Remova qualquer vestígio de calafetagem antiga e alise as arestas.

Corte à medida. Coloque as peças ao longo da parede na posição em que é suposto ficarem depois de instaladas. Marque os cantos, porque é aí que terá de cortar o material. Coloque óculos de proteção quando utilizar uma serra para cortar os cantos. Verifique se as junções estão alinhadas antes de começar a fixar o rodapé. Se estiver a substituir um rodapé antigo, certifique-se de que o novo material se encaixa firmemente no lugar.

Fixe os rodapés à parede. Aplique a cola de acordo com as instruções do fabricante e pressione firmemente o rodapé no lugar. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar pregos para dar uma fixação extra aos rodapés.

Lixe. Remova as arestas afiadas passando suavemente em todos os cantos com uma lixa fina.

Vede. Aplique uma pequena camada de vedante ao longo da parte superior e inferior do rodapé para selar o seu projeto.

Qual a cola certa para a sua instalação de rodapé?

Quer esteja a colocar rodapés novos ou a substituir os antigos, só pode correr bem se escolher colas de alta resistência como as Pattex Não Mais Pregos Polímero. Seja com a opção High Tack ou Cristal, estas colas de montagem com base polímero são fáceis de aplicar e ideais para realizar todo o tipo de trabalhos de bricolage em quaisquer condições, tanto no interior como no exterior. 

Para preencher o espaço entre o seu rodapé e o chão ou a parede, pode usar um vedante como o Pattex Perfect CASA Fendas e Fissuras. Com alta aderência em múltiplos materiais, é ideal para usar em madeira, cimento, gesso, concreto e materiais porosos em geral, sendo também possível de pintar por cima.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse