5 minutos de leitura
Faça-se a luz!

Como instalar luminária: Dê um toque de sofisticação ao seu ambiente

Como instalar luminária: Dê um toque de sofisticação ao seu ambiente

Se você quiser mudar a sua luminária, por que não combiná-la com um medalhão de tecto? Instalar e selar um medalhão de tecto é uma forma fácil e barata de dar aos seus espaços um aspecto sofisticado. Você quer saber como fazer luminárias pendentes? Nós dizemos-lhe!

Neste artigo

Como fazer luminária com medalhão

Geralmente, quanto maior for o seu ambiente e a luminária que deseja instalar, maior será o seu medalhão de teto. Existem medalhões de muitos tamanhos e materiais diferentes, desde gesso até poliuretano e plástico.

Veja o passo-a-passo de como fazer uma luminária de teto ficar ainda mais interessante com a instalação de um medalhão.

Materiais necessários
  1. Prepara o medalhão. Se quiser pintar o seu medalhão, é muito mais fácil fazê-lo antes de pendurá-lo no teto. Primeiro, aplique uma camada uniforme e leve de tinta spray. Aplique uma segunda demão após uma hora para engrossar a pintura. Quando a tinta em spray estiver seca, pinte cuidadosamente cada um dos detalhes do medalhão usando tinta adequada e um pincel pequeno ou uma esponja, dependendo do nível de detalhe requerido. Certifique-se de seguir sempre as instruções do fabricante da tinta sobre como aplicá-la.
  2. Remova a luminária existente, incluindo os suportes de montagem. Não se esqueça de desligar a corrente elétrica antes de começar! Caso não tenha a certeza se possui a habilidade e experiência necessárias, entre sempre em contato com um profissional.
  3. Aplique o adesivo na parte de trás do seu medalhão. Embora alguns adesivos reduzam a necessidade de parafusos, faça alguns furos piloto no seu medalhão antes de aplicar o adesivo. Prepare os parafusos de ancoragem conforme necessário para que possa fixar firmemente o medalhão ao seu tecto. Certifique-se de que o adesivo é adequado para o material do medalhão e para o tecto.
  4. Anexe o medalhão. Pressione-o firmemente no lugar e fixe-o com parafusos. Certifique-se de que todos os fios e peças de ligação para a sua luminária estão facilmente acessíveis.
  5. Aplique selante nas bordas do medalhão de teto para fazer o acabamento.
  6. Cubra os parafusos. Se necessário, preencha todos os furos dos parafusos com massa e pinte-os por cima.

Conselhos do Profissional

Instalação de luminárias

Agora que o medalhão está no lugar, é hora de instalar a luminária.

  1. Decida a altura. Decida até que altura quer que a luminária fique pendurada e ajuste o fio, se houver um.
  2. Pendure a luminária. Fixe o suporte de montagem ao medalhão, ligue os fios e fixe a cúpula normalmente. Lembre-se que a segurança vem primeiro: se a sua luminária for volumosa, peça a um amigo para segurá-la enquanto você cuida do suporte, dos fios e da cúpula.

Como colocar uma luminária com os produtos certos

Você precisará de apenas um produto para obter os melhores resultados durante a instalação de suas luminárias: um adesivo para fixar o seu medalhão ao teto. Pattex Não Mais Pregos é uma boa escolha, não só porque reduz a necessidade de pregos e parafusos, mas também porque se liga a uma variedade de superfícies como gesso, cimento, madeira, pedra e cerâmica. 

A Não Mais Pregos Original é uma cola de base aquosa sem solventes, garantindo a segurança de quem a usa. Outro benefício deste adesivo é que tem forte poder de colagem, garantindo um agarre imediato, de maneira limpa e prática. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse