5 minutos de leitura
Repare com cola de madeira

Cola de madeira: Carpintaria sem pregos ou parafusos

Cola de madeira: Carpintaria sem pregos ou parafusos

Escolher uma cola de madeira adequada permite criar uniões duradouras. Mas nem todas as colas de madeira servem para todas as aplicações. Aqui está tudo o que precisa de saber para escolher corretamente.

Neste artigo

Cola de madeira: O básico

Colar é uma parte importante em qualquer projeto que envolva madeira. Mas saber qual é a melhor cola de madeira nem sempre é fácil. Aqui está o que precisa de saber para escolher a melhor cola de madeira para o seu projeto.

Poli-Acetato de Vinila (PVA em inglês) é o tipo de cola para madeira mais comum. Inclui as típicas colas brancas e amarelas, normalmente chamadas “colas de carpinteiro”. Pode ser usada em muitos projetos, mas não em todos.

Materiais necessários

 

A cola animal, tal como diz o nome, é feita a partir de produtos animais. Pode vir em formato líquido, granular, em flocos ou folhas que têm de ser dissolvidas em água. É necessário aquecê-las e aplicá-las com uma escova. A união dá-se enquanto a cola arrefece.

Cola epóxi geralmente vem separada em dois componentes: um endurecedor e uma resina. As partes são misturadas e juntas criam uma cola química, que uma vez endurecida, é à prova de água e preenche fendas. Algumas colas epóxis demoram a secar, mas são das colas de madeira mais fortes disponíveis no mercado.

As Colas de Poliuretano são um tipo de cola que se ativa através da humidade, e que se transforma em espuma à medida que seca, tornando-se muito resiliente.

Se está à procura de uma cola de fácil aplicação, use a Pattex Madeira Express, com um tempo de secagem de 5 minutos e adequada a todas as madeiras. Mas se para além de colar, precisa de preencher alguma fenda, use a cola Pattex Especial Reparador de Madeira. Flexível e duradoura, e com uma fórmula em tom claro e escuro, seca sem deixar manchas.

Conselhos do Profissional

O que é a cola branca para madeira e como funciona?

Poli-Acetato de Vinila (PVA em inglês) é um adesivo sintético e o tipo de cola de madeira mais comum. Não tem cor, nem odor. A cola PVA funciona melhor em áreas com uma boa circulação de ar e seca rapidamente à temperatura ambiente. Nem todas as colas PVA são à prova de água, por isso é importante seguir as instruções do produto.

COMO USAR COLA BRANCA PARA MADEIRA

Colas brancas para madeira são perfeitas para superfícies porosas tal como a madeira. As colas brancas para madeira (PVA em inglês) são formuladas para penetrar a fibra da madeira, resultando em uniões que são ainda mais fortes do que a própria madeira.

Como usar cola de madeira

Se for cuidadoso, selecionar a cola adequada, e seguir corretamente o processo de secagem, colar madeira vai ser muito fácil. Siga estes passos para usar cola branca para madeira e outros tipos de cola.

  1. Aplique a cola nas duas superfícies de madeira. Utilize um pano para limpar os excessos imediatamente após a aplicação.
  2. Espalhe a cola de madeira numa camada fina e consistente, usando uma escova ou uma espátula de plástico.
  3. Junte as peças de madeira e pressione. Pode ser necessário deslizar as superfícies em contato uma sobre a outra, de modo a uniformizar ainda mais a camada, e libertar qualquer bolha de ar que possa causar falhas.
  4. Utilize um grampo tipo C para manter as peças imóveis.
  5. Não mova as peças durante o tempo de secagem recomendado nas instruções do produto.
  6. Lime qualquer excesso de cola seca.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse