5 minutos de leitura
Não só para decoração delicada

Restauração de porcelana: Como colar todo o tipo de peças em sua casa

Restauração de porcelana: Como colar todo o tipo de peças em sua casa

Saber como restaurar porcelana quebrada pode ser útil em várias situações. Não só em estatuetas delicadas e chávenas frágeis - muitos equipamentos dispendiosos e elementos de eletrodomésticos também são feitos de porcelana.

Neste artigo

A cola certa para restauração de porcelana

Antes de ler sobre como colar porcelana quebrada ou lascada, é importante saber como escolher a cola certa para a sua reparação.

O seu objeto de porcelana vai entrar em contacto com alimentos, líquidos quentes, ou vai ser colocado no forno, no micro-ondas, ou na máquina de lavar loiça? Em caso afirmativo, a sua cola deve ser segura para este tipo de utilizações.

Materiais necessários

Se quiser reparar porcelana lascada, vai precisar de uma cola de preenchimento de fendas, uma massa de porcelana, ou um esmalte de retoque para substituir o material perdido. Verifique se o produto pode ser pintado, caso seja isso que pretende fazer depois da reparação.

Se estiver a unir pedaços partidos, escolha uma cola forte, líquida ou em gel, e de secagem transparente. A Pattex Nural 44 é uma excelente escolha para a colar porcelana partida: é transparente, resiste até aos 70 °C, e é especialmente formulada para obter uniões fortes em poucos segundos.

Como colar porcelana quebrada

Precisa de reparar pequenos objetos como uma miniatura de porcelana? Um bom ponto de partida é seguir as sugestões que apresentamos a seguir sobre como colar porcelana quebrada. Mas não se esqueça também de ler sempre as instruções do produto antes de o utilizar.

  1. Reúna os materiais necessários. Vai precisar de toalhas de papel e de uma cola adequada para porcelana.
  2. Mantenha-se limpo e seguro. Use luvas e um avental para reduzir a probabilidade de ficar com cola na sua pele ou na roupa.
  3. Prepare as peças que deseja colar. Não devem ter quaisquer sujidades ou outros contaminantes. Certifique-se de que não está a faltar nenhuma das peças, e verifique qual a forma correta de encaixe, manuseando cuidadosamente para evitar mais danos.
  4. Aplique a cola. Utilize a cola com moderação, de acordo com a informação do produto. A super cola normalmente é aplicada apenas numa das superfícies do objeto.
  5. Mantenha as peças no lugar até a união se fixar. Se as peças se moverem, isso irá interromper o processo de secagem. Por isso, segure-as no lugar com as mãos, ou use fita adesiva no caso da cola ser de secagem lenta.
  6. Faça a limpeza. Lave bem as mãos e utilize, cuidadosamente, uma lâmina para remover o excesso de cola seca que tenha ficado. Dependendo da sua cola, o objeto poderá já não ser seguro para utilização em aparelhos de cozinha.

Como colar a porcelana lascada

  1. Reúna as ferramentas necessárias. Vai precisar de cola de preenchimento de fendas (também pode usar esmalte de retoque ou massa de porcelana), de uma lixa, sabão e água.
  2. Lave e seque todas as superfícies lascadas.
  3. Aplique o produto. Se necessário, misture o esmalte ou massa de porcelana conforme as instruções do fabricante. Preencha as lascas ou fissuras para reconstruir o material perdido.
  4. Seque e lixe. Depois de o produto ter secado, pode lixá-lo para que fique uniforme com os contornos do objeto. Se estiver a utilizar massa de porcelana, deixe-a secar antes de aplicar o esmalte.
  5. Faça a limpeza. Lave bem as suas mãos. Se tiver reparado um recipiente, lembre-se que pode já não ser seguro para utilização em aparelhos de cozinha.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse