4 minutos de leitura
O silicone campeão

Selante para metal: o seu guia essencial

Selante para metal: o seu guia essencial

A sua velha cobertura metálica está a começar a ter fugas? O selante para metal vai resolver o problema, de forma rápida e fácil.

Neste artigo

O que é um selante para metal?

O selante para metal adere em contacto com superfícies metálicas, tapando os espaços em fendas, juntas e à volta de fixadores. Os selantes SMP (polímeros modificados com silano), por exemplo, formam uma união à prova de água, e podem ser aplicados em substratos húmidos. Uma vez aplicados e curados, permanecem flexíveis e podem ser pintados. Podem ser utilizados numa variedade de superfícies, incluindo aço ondulado e galvanizado, alumínio, pedra, vidro e betão.

Materiais necessários

Conselhos do Profissional

Como se utiliza o selante para metal?

É muito simples de utilizar! Irá necessitar de:

  • Escova e lixa de papel ou pano abrasivo
  • Pistola de calafetagem
  • Uma ferramenta para cortar
  • Panos limpos
  • Selante para metal

A segurança em primeiro lugar: Trabalhe numa área bem ventilada, e proteja todas as superfícies onde não quer que o silicone para metal entre em contacto. Use sempre luvas quando estiver a trabalhar com selantes.

Prepare a superfície: Raspe qualquer calafetagem antiga, tinta ou ferrugem, antes de aplicar o selante para metal. Elimine qualquer pó ou detritos. Tenha em consideração que, ao remover a tinta antiga, pode ser necessário aplicar uma nova camada antes de utilizar o selante, uma vez que este normalmente só protege a área da junta.

Aplique o produto: Corte a extremidade do tubo com uma tesoura ou um canivete, de modo a obter um fluxo constante do produto. Pressione o selante para metal em todas as fendas ou fissuras, com uma pressão constante no gatilho. Após aplicar a calafetagem, espalhe-a com uma ferramenta de alisamento ou com o dedo, até obter um cordão suave e consistente.

Qual é o melhor selante de silicone para metal?

Pattex Perfect Casa Universal é um excelente silicone acético de uso geral. Ótimo para aplicações interiores e exteriores, este produto apresenta resistência a fungos, e adere a uma vasta gama de materiais. Por isso, pode ser um excelente selante para metal.

Pattex SL620 Caixilharia e Construção é um selante de silicone formulado para criar vedações permanentes em juntas em carpintaria, construção e caixilharias em geral, e também em metal e todas as fendas e juntas exteriores. As suas características elásticas flexíveis significam que se irá expandir e contrair com os materiais de construção exteriores. É também resistente aos raios UV, e à prova de intempéries.

Se tiver um projeto de reparação num barco ou numa área sujeita a um clima rigoroso, procure por um selante para metal de secagem rápida, que seja capaz de formar uma união permanentemente flexível, e que seja resistente à água salgada.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse