4 minutos de leitura
Aconchegado e em segurança

Como escolher e aplicar silicone para lareira

Como escolher e aplicar silicone para lareira

Silicones para lareiras são apropriados para reparar e selar rachaduras, fendas e juntas em lareiras e chaminés de tijolo. Uma vez que são expostos a um calor abrasador, é importante que o silicone para lareira possa suportar temperaturas extremas. Continue a ler para aprender mais sobre estes selantes refratários.

Neste artigo

Como escolher o melhor silicone para lareira

O silicone para lareira que escolher deve ser capaz de aderir aos materiais dentro e à volta da sua lareira. Isso significa que se precisa de selar uma junta entre uma lareira de concreto e uma parede de tijolo, o silicone para altas temperaturas escolhido deve ser capaz de formar uma união com ambos os materiais.

Materiais necessários

O silicone para lareira escolhido deverá ser capaz de suportar temperaturas muito altas. Muitos silicones resistentes ao calor especificam qual é o máximo de temperatura que suportam. Use essa informação como um guia. Tente saber a temperatura que as paredes ou a sua lareira poderão atingir. Uma boa regra é: quanto maior for a temperatura que um selante pode suportar, maiores as hipóteses que ele seja adequado ao seu projeto. 

Embora o foco deste guia seja em silicones para lareiras, vale a pena mencionar que existem produtos adequados para criar selos no exterior de chaminés, tal como a Pattex Barbecue e Chaminés

Conselhos do Profissional

Como aplicar silicone para lareira

Estas instruções servem como um guia genérico, uma vez que o processo varia de produto para produto. Leia sempre as instruções do fabricante para informações específicas sobre o silicone para altas temperaturas que estiver a utilizar em relação a tempo de cura, temperatura da aplicação e outras informações importantes. 

  1. Junte os materiais. Irá precisar de uma pistola de silicone, materiais de limpeza, uma espátula e água. Para além disso, trabalhe em segurança: use luvas e óculos de proteção. 
  2. Prepare as superfícies. Elas devem estar limpas, sem pó, gordura ou outros contaminantes. Para além disso, devem estar secas. Mas talvez seja preciso humedecer juntas durante o processo. Alguns selantes para lareiras são altamente alcalinos, por isso, é necessário cobrir à volta e proteger as mãos e os olhos. Confira sempre as instruções do produto e prepare as superfícies corretamente. 
  3. Aplique o silicone para lareira. Recarregue o cartucho na pistola de silicone e corte a ponta na medida de abertura desejada. Levemente humedeça as juntas, se essa for a indicação nas informações do produto, e aplique o silicone para altas temperaturas uniformemente. Nivele o selante imediatamente com uma ferramenta adequada. 
  4. Limpe. Remova imediatamente as manchas com água. O silicone para lareira já curado deve ser removido mecanicamente com uma lâmina afiada que possa cortar o selante. 
  5. Deixe secar. Deixe o silicone para alta temperatura secar consoante as instruções. 

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse