Adesivo tudo-em-um

Cola vinil: Para pavimentos e muito mais

Se pensa que os adesivos de vinil são apenas para pavimentos, pense novamente. Também pode utilizá-los para reparar materiais plásticos, tais como assentos em vinil, malas de nylon, brinquedos e mais. Continue a ler para saber como aplicá-los!

Adesivo de vinil: O verdadeiro tudo-em-um

Muitas pessoas só pensam em pavimentos vinílicos quando ouvem o termo “adesivo de vinil”. No entanto, algumas colas de vinil flexíveis são formuladas para reparar produtos versáteis, desde almofadas a lonas, expandindo consideravelmente os usos para colas vinílicas.

Qual é o vinil adesivo adequado para o seu projeto?

Ao selecionar um vinil adesivo, você deve ter em conta o tipo de superfície que pretende colar. Os materiais flexíveis requerem um adesivo que crie uniões igualmente flexíveis.

O número de colas de vinil para pavimentos disponíveis está continuamente a crescer devido à vasta gama de revestimentos de pisos vinílicos. Os nomes frequentemente são autoexplicativos: é óbvio que é necessário um adesivo de vinil para ladrilhos vinílicos. No entanto, também tem de ter o seu substrato em mente. Afinal de contas, um adesivo que une o vinil à madeira pode não o ligá-lo ao betão ou mesmo a outros pedaços de vinil.

Leia as instruções do fabricante para quaisquer produtos que considere comprar para se certificar de que são adequados aos seus materiais.

Como aplicar cola de vinil

Preparar

  1. Prepare sua área de trabalho e superfície. Certifique-se de ter uma área limpa para o seu projeto. As superfícies devem estar limpas, secas e livres de pó e gordura.
  2. Verifique o encaixe. Verifique se as peças a serem coladas encaixam perfeitamente entre si.
  3. Jogue pelo seguro! Ao usar cola para vinil, certifique-se de que está a trabalhar em uma área bem ventilada. Use luvas e lave as mãos após o uso para evitar irritação da pele.

É recomendável a realização de um teste numa área pouco visível para evitar danos nas superfícies mais sensíveis.

Reparar pequenas rupturas e rasgos

  • Aplicação. Aplique cola de reparação de vinil nas bordas das áreas danificadas. Pressione os bordos juntos e fixe-os no lugar com fita adesiva até que a cola esteja sólida.

Reparar grandes rupturas e rasgões

  • Reforçar os materiais. Coloque um pedaço de material adequado, como pano ou fibra de vidro, debaixo da área danificada para reforçá-la.
  • Aplicação. Aplique a cola de vinil nas bordas da área danificada. Use fita adesiva para fixar a reparação até que a cola esteja sólida.

Fazer ligação de contacto

  • Aplicação. Aplique o adesivo de vinil uniformemente em ambas as superfícies e deixe-o secar de acordo com as instruções do fabricante. Se estiver a trabalhar com superfícies porosas, aplique uma segunda demão e deixe-a secar.
  • Reposicionamento. Assegure-se de que todas as peças, tais como as placas de pavimento, estão na posição adequada antes da cola secar.

Curar e limpar

  • Espere que o adesivo cure completamente antes de o expor à água.
  • Limpe a sua área de trabalho. Pode remover a cola vinil não curada usando acetona ou removedor de verniz de unhas. Corte o adesivo curado usando uma lâmina afiada.