Instalações fabulosas

Como aplicar silicone no lava-loiça: O guia prático para a sua cozinha

Vedar o lava-loiça da cozinha com silicone, é provavelmente um dos projetos de bricolage mais fáceis que irá realizar. Continue a ler para saber mais sobre como passar silicone no lava-loiça e mantê-lo limpo e protegido por muito mais tempo.

É mesmo necessário aplicar silicone no lava-loiça da cozinha?

Resumidamente, sim. Aplicar silicone no lava-loiça da cozinha é um pequeno passo que faz uma enorme diferença. Quando cria uma vedação à volta dos lava-loiças e acessórios, como as torneiras, ajuda a evitar que os contaminantes fiquem entre as bancadas e as ferragens, preservando assim os seus lava-loiças e acessórios e dando-lhes um acabamento impecável e fácil de limpar.

Produtos: O que usar para vedar o lava-loiça da cozinha

Quando calafetar lava-loiças de cozinha e outros acessórios, tem de criar uma vedação flexível e impermeável, que cubra as juntas e outras fendas. Isto significa que tem de procurar um produto capaz de produzir este tipo de vedações, e que consiga aderir aos materiais do seu lava-loiça e do ambiente que o rodeia. O ideal é que a calafetagem seja também resistente ao bolor e ao mofo.

Se já existe um silicone à volta do lava-loiça, mas o vedante está a começar a ficar um pouco áspero, basta aplicar uma nova camada de Pattex Re-New por cima do silicone existente para criar uma vedação duradoura. Se precisar de criar uma nova selagem, produtos como Pattex Casa de Banho e Cozinha Sã e Pattex Banhos & Cozinha irão ajudá-lo a terminar o seu projeto facilmente.

Quando calafetar à volta de lava-loiças, mantenha-se seguro: use óculos de proteção, luvas, e lave as mãos quando terminar. As instruções do fabricante contêm mais informações relevantes sobre segurança e armazenamento do produto.

Como vedar o lava-loiça com silicone

Após seguir estes dois passos sobre a remoção e preparação do vedante, continue com as instruções da secção seguinte, "Como vedar lava-loiças de cozinha."

  1. Remova o silicone antigo, se necessário. Não precisa de remover o vedante antigo quando utiliza um produto como Pattex Re-New; basta limpar o silicone existente com um pano húmido (e talvez com um produto de limpeza de bolor). Se tiver escolhido um produto diferente, utilize uma faca para cortar o silicone antigo e puxá-lo.
  2. Limpe o rebordo. Utilize álcool ou outro solvente adequado para remover os resíduos, e certifique-se de que a nova superfície pode aceitar o silicone de cozinha. Deixe secar completamente.

Como vedar lava-loiças de cozinha

  1. Prepare o seu silicone. Coloque o tubo do produto numa pistola de silicone, e corte o bocal com o tamanho certo para o cordão. Os tubos que pode apertar à mão estão por vezes disponíveis como alternativas às pistolas de silicone.
  2. Aplique o silicone no lava-loiças da cozinha. Aplique o produto na junta com uma pressão constante para vedar à volta do lava-loiça. Uma aplicação suave evita a formação de bolor à medida que o silicone envelhece.
  3. Alise. Para criar uma vedação estanque e um acabamento limpo, molhe o dedo indicador e alise o silicone contra a aresta e a bancada.
  4. Deixe secar. Deixe o produto secar, como indicado nas instruções, antes de o expor à água.
  5. Limpe a sua área de projeto e as ferramentas. Limpe o aplicador do tubo de silicone com um pano húmido, e feche a tampa quando terminar. Corte cuidadosamente o excesso de selante curado com uma ferramenta de ponta afiada.