Vede o aquário a verter!

Como reparar um aquário com fugas de água com silicone para aquário

Um aquário com fugas de água não significa o fim do seu fantástico mundo subaquático. Com o silicone de aquário correto, é simples vedar novamente todas as fugas. O nosso guia leva-o através das etapas de reparação, e indica-lhe como encontrar um vedante de silicone seguro para aquários. 

O que é um silicone seguro para aquários?

Um aquário com fugas de água é um problema que não deve ser ignorado: se não for vigiado, uma pequena fuga pode aumentar até que toda a junta se desfaça, causando danos tanto à sua casa como aos seus peixes.

Ao vedá-lo novamente, é importante escolher um produto que também proteja o habitat do seu aquário. Os silicones seguros para aquários têm fórmulas especiais que diferem de outros vedantes de silicone. Eis o que deve procurar. 

Vedantes de silicone seguros para aquários: 

  • São compatíveis com água doce e água salgada;
  • Têm fórmulas que resistem a uma submersão contínua em água;
  • Não são tóxicos e são 100% seguros para um habitat aquático. 

Como aplicar o vedante de silicone para aquários?

Antes de iniciar a reparação, recomendamos que verifique a segurança de todas as juntas. Se vai esvaziar o aquário por causa de uma fuga, mais vale verificar também a integridade de todas as outras juntas. 

  1. Remova a água até um ponto bem abaixo da linha que está a reparar. Recomendamos que retire os peixes, e que drene e limpe completamente o reservatório. 
  2. Remova o vedante antigo com uma lâmina de barbear ou outra ferramenta afiada. Se os peixes ainda estiverem no aquário, evite deixar cair resíduos de silicone na água. Não puxe o cordão de silicone, a não ser que esteja a substituir toda a junta. 
  3. Limpe as juntas para remover resíduos velhos e difíceis do vidro. Considere usar álcool mineral para remover completamente qualquer resíduo.
  4. Comece pelo interior do aquário, aplicando o silicone para aquários na junção ao longo da junta. Tenha o cuidado de preencher quaisquer espaços vazios com o vedante.
  5. Repita a aplicação no exterior do aquário, certificando-se de que não existem espaços no vedante. 
  6. Aguarde que o tempo de secagem seja atingido antes de voltar a encher o aquário com água. 
  7. Encha o aquário lentamente, certificando-se de que a junta está segura. 

A aplicação de vedante no interior do aquário reforçará a resistência da reparação quando a água estiver a exercer pressão sobre a junta. Portanto, não se esqueça do vedante interior! 

Onde comprar silicone para aquários?

Se não tem a certeza de onde comprar a cola ou o silicone para aquário mais adequado para a sua reparação, dirija-se a uma loja da especialidade, e confirme que as características do produto são seguras para utilização em aquários.

Se o vidro em si estiver substancialmente rachado, procure a opinião de um profissional, pois pode ser necessário um vidro novo. Dependendo do tamanho do seu aquário, o vedante pode não aguentar a pressão da água no reservatório.