4 minutos de leitura
Vede o aquário a verter!

Como reparar um aquário com fugas de água com silicone para aquário

Como reparar um aquário com fugas de água com silicone para aquário

Um aquário com fugas de água não significa o fim do seu fantástico mundo subaquático. Com o silicone de aquário correto, é simples vedar novamente todas as fugas. O nosso guia leva-o através das etapas de reparação, e indica-lhe como encontrar um vedante de silicone seguro para aquários.

Neste artigo

O que é um silicone seguro para aquários?

Um aquário com fugas de água é um problema que não deve ser ignorado: se não for vigiado, uma pequena fuga pode aumentar até que toda a junta se desfaça, causando danos tanto à sua casa como aos seus peixes.

Ao vedá-lo novamente, é importante escolher um produto que também proteja o habitat do seu aquário. Os silicones seguros para aquários têm fórmulas especiais que diferem de outros vedantes de silicone. Eis o que deve procurar. 

Vedantes de silicone seguros para aquários: 

  • São compatíveis com água doce e água salgada;
  • Têm fórmulas que resistem a uma submersão contínua em água;
  • Não são tóxicos e são 100% seguros para um habitat aquático. 

Conselhos do Profissional

Como aplicar o vedante de silicone para aquários?

Antes de iniciar a reparação, recomendamos que verifique a segurança de todas as juntas. Se vai esvaziar o aquário por causa de uma fuga, mais vale verificar também a integridade de todas as outras juntas. 

  1. Remova a água até um ponto bem abaixo da linha que está a reparar. Recomendamos que retire os peixes, e que drene e limpe completamente o reservatório. 
  2. Remova o vedante antigo com uma lâmina de barbear ou outra ferramenta afiada. Se os peixes ainda estiverem no aquário, evite deixar cair resíduos de silicone na água. Não puxe o cordão de silicone, a não ser que esteja a substituir toda a junta. 
  3. Limpe as juntas para remover resíduos velhos e difíceis do vidro. Considere usar álcool mineral para remover completamente qualquer resíduo.
  4. Comece pelo interior do aquário, aplicando o silicone para aquários na junção ao longo da junta. Tenha o cuidado de preencher quaisquer espaços vazios com o vedante.
  5. Repita a aplicação no exterior do aquário, certificando-se de que não existem espaços no vedante. 
  6. Aguarde que o tempo de secagem seja atingido antes de voltar a encher o aquário com água. 
  7. Encha o aquário lentamente, certificando-se de que a junta está segura. 

Onde comprar silicone para aquários?

Se não tem a certeza de onde comprar a cola ou o silicone para aquário mais adequado para a sua reparação, dirija-se a uma loja da especialidade, e confirme que as características do produto são seguras para utilização em aquários.

Se o vidro em si estiver substancialmente rachado, procure a opinião de um profissional, pois pode ser necessário um vidro novo. Dependendo do tamanho do seu aquário, o vedante pode não aguentar a pressão da água no reservatório.

Partilha os teus projetos

Pode ser do teu interesse